Inovação no Atendimento via Whatsapp: Potencialize os Resultados com o software ERP

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O atendimento via WhatsApp é um recurso que diferencia a comunicação de uma empresa. Com ele, a interação com o cliente se torna simples e direta, sendo o primeiro passo para que uma organização ocupe um espaço diferenciado no mercado.

A questão é que existem possibilidades envolvendo o aplicativo e elas devem ser consideradas. O diferencial dele pode ser criado, por exemplo, a partir da sua implementação integrada com um ERP.

Dessa forma, saiba mais sobre eficiência no atendimento ao cliente e como otimizá-lo para sua empresa a partir de uma estratégia avançada. Continue a leitura!

A importância de implementar um canal de comunicação no Whatsapp

Existe uma série de vantagens que uma empresa tem ao implementar um canal de comunicação no WhatsApp, como uma resposta mais rápida e uma maior conveniência para a retenção de clientes.

Assim, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, utilizado por empresas para comunicação em tempo real, visando:

  • resolver problemas;
  • responder perguntas com agilidade;
  • desburocratizar seu atendimento;
  • gerar proximidade.

Comparado com outras soluções, como o e-mail, por exemplo, o WhatsApp é uma opção conveniente, pois é fácil de usar, muitas vezes já está instalado nos aparelhos e não exige maior grau de formalidade.

Dessa forma, quando as empresas resolvem problemas rapidamente usando a ferramenta, a tendência é que elas aumentem a satisfação do cliente.

Isso sem falar em benefícios como a redução de custos, uma vez que o aplicativo não exige maiores investimentos, seja em infraestrutura ou em hardware adicional, além da possibilidade de segmentação de público-alvo para personalizar a comunicação.


Razões para as empresas usarem o atendimento via WhatsApp

Considerando que o WhatsApp se mostra cada vez mais útil para o atendimento ao cliente, existem motivos para que ele seja considerado como um canal de atendimento oficial. Confira a seguir os principais.

Trabalhar com API para automação de tarefas

O WhatsApp Business, por exemplo, ferramenta voltada para o atendimento empresarial, permite a automação de tarefas. Com ele, é possível programar:

  • mensagem de boas-vindas;
  • atualizações de pedidos;
  • confirmações de pagamento.
  • envio de orçamentos.
  • réguas de cobrança automatizadas
  • lembretes de vencimento
  • envio de boletos e muito mais.

Portanto, a empresa tem como ganhar tempo a partir de uma comunicação mais informal com o cliente.

Criar uma comunicação direta

A personalização é um recurso que o atendimento via WhatsApp oferece. Com ela, tem-se listas de transmissão e mensagens segmentadas. Assim, é possível aumentar a eficácia de campanhas de vendas e marketing, além de melhorar consideravelmente a experiência do cliente.

Ter conversas assíncronas

Uma conversa assíncrona é aquela em que as mensagens enviadas são respondidas em momentos diferentes. Essa é uma possibilidade que o atendimento via WhatsApp proporciona.

No caso de empresas que trabalham com atendimento ao longo de 24 horas, isso é essencial. O motivo é que, com conversas assíncronas, os clientes podem mandar perguntas e serem respondidos ainda que a conversa aconteça fora do horário comercial.

Baixo custo com sua comunicação

Como destacado, o WhatsApp não exige qualquer investimento em infraestrutura ou hardware adicional para funcionar.

Mesmo que a empresa deseje aperfeiçoar sua comunicação com a implementação da API do WhatsApp Business, ela pode fazer isso com excelente custo-benefício.

Contar com maior engajamento

Por ser extremamente popular, contando com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o WhatsApp é uma ferramenta poderosíssima para gerar engajamento.

No contexto empresarial, é uma oportunidade para os negócios, pois os clientes já estão familiarizados.

Portanto, o desafio se concentra apenas em criar estratégias para fidelizá-los, não sendo necessário pensar em meios para atraí-los para a ferramenta, como acontece com outros aplicativos menos populares.

Por que integrar o WhatsApp às funcionalidades de um ERP

ERP é sigla para Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português. Essa é uma ferramenta útil, pois permite que a empresa controle processos, envolvendo os mais diferentes setores, de maneira centralizada e com critérios, como acontece com qualquer ERP, inclusive o contábil.

Com a possibilidade de integrar o canal do WhatsApp às funcionalidades de um ERP, as vantagens são muitas. Portanto, confira as principais!

Segmentação das filas de atendimento

Ao fazer a integração, a equipe de atendimento tem como priorizar os chamados urgentes. Se existir a necessidade de direcionar o cliente a uma equipe de suporte especializada no caso, é possível fazê-lo e diminuir o tempo de espera do cliente. Como resultado, a eficiência do atendimento via WhatsApp aumenta.

Monitoramento de comunicação

O ERP permite um monitoramento preciso dos eventos. Assim, integrado com o WhatsApp, tem acesso às conversas registradas, garantindo controle sobre cada ação tomada pela equipe. Além disso, oferece:

  • revisão das políticas de comunicação;
  • criação de programas de treinamento;
  • levantamento de histórico detalhado do cliente.

Como fazer a integração do WhatsApp com o ERP

O ideal é que sua empresa conte com a expertise de quem já sabe lidar com a exigência. Portanto, ao integrar o atendimento via WhatsApp com o ERP, além de fazer dele um recurso avançado para o negócio.

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