Dashboard: O que é, e qual seu papel para a gestão empresarial.
À medida que a tecnologia evolui, o mundo empresarial ganha novos meios de alcançar seus objetivos de forma prática e sem esforços desnecessários, garantindo melhores tomadas de decisões estratégicas. Por isso, o uso de planilhas e relatórios já não são suficientes para mapear dados e informações.
Com isso, o dashboards surgem como uma opção para o monitoramento de indicadores, onde os gestores possuem uma visão sistêmica de todos os setores que compõem a organização, contribuindo significativamente para melhores resultados e decisões ágeis durante a execução de uma atividade.
Você sabe o que é um dashboard e para que ele serve? Confira a seguir o guia completo sobre essa tecnologia!
O que é dashboard?
Dashboard é uma ferramenta de gestão da informação que auxilia no acompanhamento de indicadores chaves, métricas e dados sobre setores ou processos do seu negócio. Conhecido como painel de controle, eles são customizáveis de acordo com as demandas de cada empresa e área, facilitando a análise e identificação dos pontos críticos para organização.
Aliado a um software de gerenciamento de projetos, o dashboard apresenta de maneira visual todas as informações que antes pareciam confusas, de forma clara e isoladas, utilizando gráficos, tabelas e imagens de forma simples e intuitiva. Além de possibilitar o correto entendimento de todos e a interação para que os colaboradores estejam alinhadas com os objetivos do projeto e todo o seu desenvolvimento.
Quais são os benefícios do dashboard?
Um dos principais motivos de utilizar um painel de controle na gestão empresarial é poder acessar, compartilhar e analisar dados em real time, auxiliando nas tomadas de decisões embasadas em informações confiáveis e atualizadas
Confira principais benefícios de um bom dashboard
Otimização da tomada de decisões: com a centralização das informações em um único sistema e painel de controle, o processo de tomada de decisões fica mais ágil e prática, facilitando a ampla visão sobre estratégias, atividades realizadas, investimentos, desempenho e prazos.
Diminuição de riscos: por manter as informações e dados organizadas e atualizadas, o gestor consegue identificar antecipadamente possíveis riscos durante a execução dos projetos, possibilitando a elaboração de ações para minimizar os possíveis danos
Alinhamento estratégico: com o dashboards à integração completa de todas as informações de um projeto, o que permite um rápido alinhamento de estratégias e ações para uma gestão efetiva.
Avaliação de tendências: com o dashboards é possível fazer tanto uma avaliação de tendência positiva quanto negativa, possibilitando a eliminação de pontos de entraves de um projeto.
Participação e integração colaborativa: por permitir que colaboradores tenham acesso em tempo real, o dashboards facilita o desempenho e a produtividade dos funcionários, promovendo a comunicação interna e engajamento entre os colaboradores.
Existem diversos benefícios ao se adotar um dashboard, seja ele analíticos, operacional, tático ou estratégico. Auxiliando tanto no processo de tomada de decisão quanto na transparência e acesso a dados, contribuindo para o accountability do negócio. Mas tudo vai depender da maturidade da equipe, já que é necessária a interpretação imediata de informações.
Ficou interessado em saber mais sobre dashboards? O Pluggar ERP possui uma funcionalidades para acompanhar os processos da sua empresa. Com um layout intuitivo e responsivo, é possível ter informações seguras e rápidas, garantindo melhor performance.
Converse agora mesmo com um especialista.Clique aqui.