KPI: o que são e como isso pode transformar a história da sua empresa?

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KPI

Por meio dele, conseguimos acompanhar constantemente a performance de cada uma das estratégias. Com isso, as tomadas de decisão são mais precisas e não perdemos o foco das metas. Também é possível fazer adequações a fim de alcançar resultados ainda melhores.

Existem diferentes tipos de KPI que podemos aplicar de acordo com aquilo que desejamos analisar. Pode ser, por exemplo, voltado para vendas, para o marketing, para a produtividade do time, entre outros. Neste guia, explicamos tudo que você precisa saber sobre esse assunto pra que as suas iniciativas sejam cada vez melhores.

Afinal, o que é um KPI?

A sigla KPI vem do termo em inglês Key Performance Indicator. Sendo assim, o KPI é um indicador-chave de performance que pode ser utilizado pra descobrir se as ações, estratégias e iniciativas adotadas por uma empresa estão atendendo seus objetivos e metas.

O KPI é analisado como um número ou percentual. Existem milhares deles que podem ser utilizados pra fazer as medições de acordo com aquilo que se pretende verificar. Podemos analisar, por exemplo:

  • taxas de conversão;
  • interações dos usuários;
  • tempo de permanência dentro do site;
  • origem de tráfego.

É por isso que dizemos que o KPI é um grande aliado, afinal, ele é voltado pra fazer essa medição de resultados. Além disso, podem ser definidos quantos KPIs forem necessários pra conferir o desempenho alcançado pela empresa, sempre levando em consideração o que se pretende medir.

Qual é a diferença entre KPI e métrica?

É bastante comum que algumas pessoas confundam os KPIs com as métricas, mas é fundamental entendermos essa diferença, porque são informações distintas. Se elas não forem bem compreendidas podem levar a falsas interpretações, que vão interferir negativamente em suas decisões.

Uma métrica é apenas um determinado fator que estamos medindo. Digamos que ela traz um dado bruto, números que apresentam uma informação mais global, sem necessariamente fazer uma relação com a performance ou o desempenho.

Esse é o caso de falarmos que um site teve 3.000 visitas em um mês, e que desses visitantes 150 fizeram alguma compra. Perceba que, com base nessas informações, não temos uma grande precisão sobre desempenho, entretanto, elas são importantes porque ajudam a definir o KPI.

Uma métrica pode se tornar um KPI quando ela atingir um determinado grau de importância. Por exemplo: se desejarmos saber qual foi a taxa de conversão do seu site em um mês, precisamos considerar o número de visitas e a quantidade de pessoas que fizeram compras. Aí, então, teremos um percentual que trará a informação desejada.

Ainda considerando esse exemplo, veja como realizar o cálculo do KPI faz toda a diferença: digamos que o seu site tenha dobrado o número de visitas de um mês para o outro, conseguindo atingir 6.000. No entanto, a quantidade de vendas se manteve, sendo 150. Nesse caso, se o objetivo era aumentar a taxa de conversão, ele não foi alcançado.

Mas também pode acontecer o contrário, de a quantidade de visitas ser mantida em 3.000, mas o número de vendas aumentar pra 200. Então, a taxa de conversão cresceu, apesar de o site não ter recebido mais visitantes.

 

Por que o KPI é importante?

O KPI é importante para ter informações concretas sobre o desempenho das ações que foram adotadas. Ele permite conhecer os resultados reais dessas estratégias e entender se elas estão surtindo o efeito esperado, ou se ainda precisam sofrer algumas adequações.

Para aumentar as vendas, por exemplo, nem sempre é necessário atrair mais visitantes, porque o problema pode estar em outro aspecto da sua estratégia.

Se considerarmos, além da taxa de conversão, a permanência no site e a taxa de rejeição, conseguimos entender o comportamento do consumidor e começar a descobrir o que está acontecendo.

Afinal, mesmo que você consiga atrair mais visitantes por mês, se o seu site não estiver atendendo satisfatoriamente essas pessoas, as compras não serão realizadas. Perceba que, se considerarmos somente a métrica de número de visitas, não é possível compreender essa dinâmica.

Você também pode querer aumentar o ticket médio da sua loja, então, oferece alguns atrativos, como descontos e frete grátis. Para saber se realmente o consumidor está gastando mais em cada compra, é preciso utilizar um KPI, já que existe a hipótese de aumentar o número de vendas com um ticket menor.

O KPI, portanto, é fundamental e indispensável porque traz dados reais, apresentando em números e porcentagens quais foram os resultados alcançados. Com base nele, acompanhamos a eficácia das estratégias com frequência.

Quais são os tipos de KPIs?

Há diversos exemplos de KPIs que podem ser usados para medir o sucesso das ações ação ou até para uma tomada de decisão na sua empresa. Por isso, você deve utilizar aquele que considera adequado ao seu negócio. Por exemplo, as estratégias de marketing, de vendas, de engajamento do público, de atendimento ao cliente, entre outras. Para te ajudar a entender ainda mais esse Indicador, que tal um exemplo?

Uma empresa prestadora de serviço determina que a equipe de vendas deve faturar 70% dos orçamentos realizados mensalmente. Para controlar essas informações, todas as negociações do primeiro trimestre foram registradas no Pluggar ERP, o qual se obteve os seguintes dados:

 JaneiroFevereiroMarço
Nº de orçamentos670830940
Pedidos faturados510570480
Porcentagem atingida76%69%51%
Meta (em porcentagem)70%70%70%
Resultado do indicador Ok Mudar estratégiaMudar estratégia

Como você pode perceber, os dados numéricos estão sendo usados para ter uma informação mais precisa sobre a performance de vendas. Porém, apenas isso não é suficiente. Deve-se analisar qual o motivo da empresa estar realizando grande número de orçamentos, mas concretizando poucos deles. Por que no mês de janeiro o resultado foi positivo e nos demais não? Teria alguma razão para a demanda de vendas estar decaindo significativamente? Qual estratégia deve-se adotar para aumentar o faturamento?

Nesse sentido, adotando o uso do KPI certo de acordo com o seu objetivo, você verá as mudanças na gestão da sua empresa. Mas lembre-se: utilize dados que podem ser mensurados, que seja importante e relevante para seu negócio, que ajude na escolha de uma estratégia inteligente, e claro, analise periodicamente.

KPI transforma a história de qualquer empresa

Definitivamente, o segredo de uma boa estratégia está no acompanhamento da performance dela. Agora que você conhece o KPI, já está apto a colocá-lo em prática! Por isso, defina muito bem os seus objetivos e busque dados que possam verificar se a estratégia utilizada hoje está gerando bons frutos.

Ao encontrar as diretrizes ideias, fica mais fácil colocar a organização no caminho certo. Afinal, trabalhar com dados concretos gera segurança e contribui para tomadas de decisões mais assertivas.