Ruptura de estoque, o que é importante saber?
Todo empreendedor é também um consumidor, então, provavelmente, você já procurou um produto no Google e, ao entrar na loja virtual, encontrou a frase: ‘Me avise me quando disponível‘. Essa situação exemplifica a ruptura de estoque.
Em algumas plataformas de e-commerce, quando o estoque de um produto acaba, o sistema gera automaticamente um erro 404. Isso confunde o consumidor que não entende o motivo de não poder visualizar o produto.
A frustração com esse tipo de situação é imediata e, dificilmente, o consumidor voltará a procurar o produto novamente na sua loja virtual. Na verdade, ele irá em busca de um site concorrente que tenha o item disponível.
O comportamento é natural e resultado da própria dinâmica do mercado digital. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL), o SPC Brasil e o Sebrae, em 2021, destacou que 44% das compras feitas pela internet são realizadas por impulso.
A impulsividade está ligada a fatores comportamentais e emocionais, mas também pode ser resultado de uma decisão racional após passar dias pesquisando o melhor preço.
Por isso, quem vende online precisa evitar a todo custo a ruptura de estoque, estabelecendo métodos de controle e reposição efetivos.
Quer entender melhor o problema? Continue a leitura do artigo e entenda o que é, as causas da ruptura, como calcular o indicador, as consequências para o negócio e dicas para evitar a falta de produtos.
Qual a diferença entre ruptura e quebra de estoque?
Enquanto a ruptura de estoque indica que não existem mercadorias armazenadas para venda, a quebra de estoque acontece quando há perda de produtos fisicamente danificados, com prazo de validade vencido ou extraviados.
A ruptura de estoque é uma situação que acontece quando um negócio não tem mais produtos disponíveis para atender à demanda dos clientes. Esse incidente pode ocorrer tanto no varejo físico quanto nos e-commerces, causando insatisfação e frustração nos clientes.
O problema ainda pode ocorrer nas etapas anteriores do ciclo do produto, quando o fabricante (ou distribuidor) fica sem estoque para atender aos pedidos dos varejistas, responsáveis por abastecer o consumidor final.
Se você é empreendedor, talvez já tenha passado por essa experiência. Por isso, é fundamental criar uma rede de fornecedores acionáveis e nunca depender apenas de um parceiro.
Entretanto, a ruptura ainda pode acontecer devido à falta de um controle interno eficiente. Sem o monitoramento da variação dos níveis de estoque conforme os produtos são vendidos, dificilmente você mantém a disponibilidade completa do catálogo de produtos.
O que pode ocasionar ruptura de estoque?
A ruptura de estoque pode ser gerada por um ou vários fatores em conjunto. Por isso, é fundamental ter atenção aos processos de gerenciamento e controle que você utiliza no seu e-commerce. Confira os principais fatores que causam o problema:
Alta demanda.
O planejamento de demanda é essencial no controle de estoque porque ajuda na previsão de vendas e na frequência dos pedidos de reposição.
Nesse processo, você deve considerar variáveis, como a sazonalidade de vendas para evitar erros no plano de demanda. Dados imprecisos aumentam o risco de uma ruptura de estoque acontecer.
Falha na previsão de estoque
A previsão de estoque é um método utilizado para fazer a previsão dos níveis de mercadoria para atender a um determinado período.
Quando há um erro nessa projeção, a ruptura de estoque pode acontecer. Por isso, na hora de montar a previsão, verifique as ações promocionais e datas especiais do calendário comercial que vão acontecer no período para fazer uma previsão confiável.
Fornecedores em atraso
Outro fator que causa a ruptura de estoque é quando o fornecedor não atende ao pedido da empresa. O problema pode ser um atraso na entrega ou uma falha na logística do fabricante.
Esses eventos provocam um efeito cascata: a indústria não atende ao distribuidor que, por sua vez, não abastece o comércio, que não atende à demanda do consumidor final. Por isso, é fundamental ter um plano B na cadeia de suprimentos com outros fornecedores disponíveis.
Falta de monitoramento de estoque
Uma gestão inadequada do estoque, seja por falta de acompanhamento, sistemas de controle ineficientes ou falhas na comunicação entre as áreas, aumenta as chances de ocorrer ruptura de estoque.
Se não houver um processo robusto para monitorar os níveis de mercadoria e reabastecer de forma adequada, a empresa corre o risco de ficar sem produtos quando necessário.
O problema acontece tanto em lojas pequenas quanto nas grandes. Por isso, defina desde o início um método de armazenamento para conferir a saída de itens e, assim, visualizar mais facilmente aqueles que precisam de reposição.
Não ter um processos de compra
Muitos empreendedores que vendem online são marinheiros de primeira viagem. Ou seja, não aplicam os métodos de controle necessários para o negócio funcionar bem.
Os processos de compra, por exemplo, são essenciais para evitar a ruptura de estoque. Sem eles, é impossível seguir o planejamento de demanda e saber quando é necessário repor os produtos.
Investir em capacitação é uma forma de evitar esse e outros problemas de administrar um negócio.
Como se calcula a ruptura de estoque?
O índice de ruptura de estoque é um indicador estratégico que auxilia no controle da disponibilidade dos produtos. O cálculo pode ser realizado manualmente, mas o ideal é usar um sistema de gestão para evitar erros.
A fórmula mais comum do índice de ruptura é a seguinte:
Índice de ruptura de estoque = (nº de produtos sem estoque ÷ nº total de itens da loja) x 100
Observação: o resultado é multiplicado por 100 para converter o valor para percentual e facilitar a análise.
Confira um exemplo: o dono de uma loja virtual de produtos eletrônicos tem um catálogo com 20 produtos. Desse total, 9 produtos estão indisponíveis. Então, o índice de ruptura de estoque é:
IR = (9 ÷ 20) x 100
IR = 0,45 x 100
Índice de ruptura de estoque = 45%.
Nesse caso, a loja tem um índice de ruptura alto e, portanto, precisa de medidas corretivas imediatas para melhorar o controle de estoque e repor os itens faltantes.
O ideal é que o indicador seja o mais baixo possível. Como medida preventiva, você pode definir um limite para o índice com uma meta para reduzir o valor, caso o resultado esteja em níveis críticos.
Quais as consequências da ruptura de estoque?
A ruptura de estoque traz consequências significativas para o crescimento do negócio, como perda de vendas, dificuldade de fidelizar clientes, má reputação no mercado, aumento da insatisfação dos consumidores, perda de clientes antigos e aumento nos custos gerais da loja.
A insatisfação é uma das consequências graves porque afeta a confiança do cliente.
Para os negócios que estão começando, essa percepção é negativa e pode prejudicar o resultado das campanhas de marketing. Imagine anunciar ou fazer uma promoção com um item sem estoque. Essa prática, inclusive, é considerada crime.
Outro fator afetado pela ruptura de estoque é a perda de competitividade no mercado. Quando uma pessoa não encontra o que procura em uma loja, ela procurará em outra. Se comprar, a concorrência ganha a venda!
A internet facilita a busca, indicando inúmeras opções para os consumidores checarem e compararem preços.
Por isso, quem empreende no mercado digital precisa dominar não só as técnicas de venda, para promover sua loja virtual, mas também os mecanismos de controle que garantem o atendimento das expectativas dos clientes.
Por fim, gerenciar um negócio que passa por rupturas de estoque frequentemente é mais caro. Primeiro, porque a urgência de obter os produtos impede fazer a cotação dos pedidos com mais de um fornecedor para fechar com o mais vantajoso.
Além disso, os custos de envio costumam ser mais caros quando há necessidade de receber os produtos mais rápido.
Como evitar a ruptura de estoque?
Para evitar a ruptura de estoque, é fundamental ter uma abordagem estratégica na gestão de estoque, incluindo uma avaliação precisa da demanda, uma cadeia de suprimentos robusta, sistemas de monitoramento eficientes e uma política de estoque equilibrada.
Essas medidas ajudam a minimizar os riscos de ruptura de estoque e garantem que os produtos estejam disponíveis para os clientes quando eles desejarem comprar.
Confira, a seguir, quais estratégias devem ser implementadas para driblar esse problema no seu negócio:
1. Acompanhe de perto as vendas
A primeira dica para evitar a ruptura de estoque é acompanhar de perto as vendas da sua loja. O objetivo é monitorar as variações no volume de mercadorias e identificar, com antecedência, a necessidade de reposição.
Dessa forma, você acompanha o sucesso das vendas e o faturamento, além de manter uma gestão de estoque mais organizada.
2. Saiba quais são os produtos mais vendidos
Outra dica para prevenir a ruptura é saber quais são os produtos mais vendidos do seu e-commerce, ou seja, aqueles com alto giro de estoque.
Os itens dessa categoria recebem naturalmente mais atenção, pois saem do estoque rápido. Para manter a frequência de reposição, verifique em quantos dias o estoque de cada produto diminui para determinar a frequência dos pedidos de compra.
Assim, você negocia com antecedência a reposição com os fornecedores e garante a disponibilidade e a qualidade dos produtos.
3. Estabeleça um estoque de segurança
Essa dica complementa a anterior. O estoque de segurança é o limite de volume mínimo ao qual um produto pode chegar para ser possível repor, sem zerar o estoque.
Cada item do catálogo tem um número ideal, afinal, o ritmo de venda é diferente. Os “mais vendidos” têm mais relevância, pois geram um volume de venda maior, e a falta deles impacta diretamente o faturamento.
Leia mais >>> Estoque de segurança: o que é e como calcular?
4. Invista no relacionamento com os fornecedores
A qualidade é um atributo importante de um produto. Por isso, ter um bom relacionamento com os fornecedores de cada item é fundamental para manter o índice de venda em crescimento.
Para fechar relações comerciais vantajosas, faça pesquisas detalhadas sobre os parceiros e cheque se são empresas confiáveis, registradas no CNPJ e com processos organizados.
Outra dica, é respeitar os prazos e formas de pagamento negociadas para que o fornecedor confie no seu negócio e atenda aos pedidos no prazo.
5. Planeje as ações promocionais
O planejamento de ações promocionais evita a ruptura de estoque, auxiliando na preparação das mercadorias para atender à demanda projetada pela campanha.
Caso utilize um software de gestão, analise os números das vendas e o giro de estoque dos produtos para definir a quantidade dos pedidos. Esse cuidado garante que a loja atenda à demanda que chegar com a ação, além de evitar o estoque em excesso.
6. Conheça as datas sazonais
As datas sazonais são períodos em que o volume de vendas aumenta. Esses pontos do calendário comercial, geralmente, estão associados a datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados, entre outros.
Então, liste as datas mais relevantes para o seu nicho e planeje as compras de mercadoria, considerando esses períodos de alta nas vendas.
Além de evitar a ruptura de estoque, o planejamento garante a disponibilidade dos produtos para atender à demanda gerada pelo momento.
7. Uso de tecnologia e automação
Independentemente de ainda ter um e-commerce pequeno, ou já possuir uma operação maior, invista em um software de gestão para melhorar o gerenciamento do seu negócio.
Com o apoio de um software, você faz um controle de estoque mais eficiente e profissional. Algumas funcionalidades que esses sistemas oferecem são:
- Gestão de catálogo de produtos, peças e insumos;
- Sincronização do estoque de múltiplos canais de vendas;
- Emissão de notas fiscais;
- Controle da entrada e saída de produtos;
- Envio de ordens de compra para fornecedores, entre outros.
Os softwares de gestão ainda cobrem outras áreas do negócio, como financeiro, logística, frente de caixa, integração e mais.
Melhore o controle de estoque com o Pluggar ERP
Agora que você sabe as causas, as consequências e como evitar a ruptura de estoque, pode analisar com precisão se os seus processos de gerenciamento são efetivos ou não para o sucesso do seu negócio.
O sistema de gestão Pluggar ERP ajuda a transformar o controle de estoque do seu e-commerce, facilitando a organização das informações, desde o cadastro de produtos, passando pelo controle de venda, gestão de fornecedores até a emissão de notas fiscais e logística.