Como ter sucesso ao fazer uma promoção de vendas.
Uma das primeiras preocupações que você deve ter ao decidir desenvolver uma promoção de vendas é atingir exatamente o seu público e estruturar bem como fazer isso. Falar com quem não está interessado no que você tem a oferecer só vai fazer a sua empresa perder tempo e dinheiro investindo em uma iniciativa que não vai surtir efeitos.
Portanto, saiba exatamente com quem você quer falar, como você vai falar com essa pessoa e como você vai acompanhar a eficácia de todas as ações. Em seguida, assegure-se de que a sua promoção não trará prejuízos para o negócio.
Caso for necessário desembolsar algum valor para conquistar o seu objetivo, esse investimento precisa ser consciente.
Um exemplo desse investimento consciente é quando você escolhe fazer um sorteio para aumentar as vendas. Neste caso, poderá ser necessário comprar o item a ser sorteado (um eletrodoméstico ou uma viagem, por exemplo).
E nem sempre este valor será coberto num primeiro momento. Contudo, a iniciativa pode atrair novos clientes, movimentar o seu estoque, fidelizar quem já compra com você e conquistar novos contatos para vendas futuras.
Os motivos que levam um dono de negócio a pensar em uma promoção de vendas são vários. Mas, mais do que isso saber que esse é um caminho para se alcançar prejuízos. Então, vamos aprender como estruturar uma promoção de vendas?
1 – Determine seu alvo
Qual é seu objetivo? Aumentar as vendas? Movimentar o estoque? Testar a aceitação de um novo?
Mais perguntas a serem feita: – Quem você quer alcançar?
Fidelização?
Recompensar o publico que já tem um relacionamento com a sua empresa?
A Resposta para essas perguntas será o seu guia de partida.
2 – Escolha a promoção mais adequada.
Escolha a promoção mais adequada a seu objetivo. Se for lançar um produto, ofereça uma demonstração e não um desconto. O cliente não deve se acostumar a pagar mais barato por aquele item. Se quiser aumentar o número de clientes, dê um desconto a quem trouxer um amigo. Use a criatividade!
3 – Defina as regras da promoção
Estruture a mecânica da promoção, ou seja, o que o cliente deve fazer para ter direito ao benefício. Lembre-se de não criar regras complicadas. Quanto mais difícil de participar, menor será o engajamento. Não se esqueça de acompanhar os resultados de alguma forma.
4 – Determine o prazo para finalizar a promoção.
Se a sua promoção não tem fim, ela deixará de ser um diferencial e o cliente não verá mais benefício nela. Portanto, tenha uma data para finalizar a campanha. Se o seu objetivo não foi alcançado ou tiver outra meta a ser conquistada, elabore outra promoção. Alternar entre promoções é bem positivo.
5 – Divulgação
Se sua empresa tiver condições, esse passo é importante. Invista em marketing! Mas, se a ideia for justamente melhorar o faturamento e, por isso, o orçamento estiver mais apertado, aproveite a fachada do seu comércio e a vitrine da sua loja. Você também pode ligar ou mandar uma mensagem para seus clientes, ou ainda, fazer ações por e-mail ou pelas redes sociais. As pessoas precisam saber da promoção de alguma forma, não é mesmo?
Importante:
Em caso de sorteios, verifique questões judiciais e autorizações legais que sejam necessárias. Calcule com atenção o desconto para não acabar com a margem de lucro.
Tenha um plano b no caso de a concorrência responder à sua promoção! Crie algo atrativo. Se o cliente não ver vantagem, sua promoção não surtirá efeito.
Uma promoção de vendas é uma ferramenta estratégicas para desenvolver seu negócio. Tudo precisa ser muito bem pesado para que o negócio seja benéfico a todos. E não se esqueça: use datas especiais, faça uma autocrítica sobre suas ideias e não sature uma fórmula que tenha dado sucesso.
6 – Dica Bônus – Use a tecnologia a seu favor
No atual cenário do mercado, a tecnologia é o destaque principal, seu negócio não pode ficar de fora das novidades.
Por isso, você precisa de uma plataforma de gestão que possa oferecer tudo o que o seu negócio precisa para prosperar.
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