Gestão Multiempresa
Integrar empresas e administrá-las em um único sistema proporciona maior organização e facilita a gestão e proporcionando crescimento saudável para a companhia. Se a gestão de uma única empresa já abrange diversos processos, quando se têm filiais por exemplo, ou se faz parte de um grupo empresarial, a administração se torna ainda mais complexa.
O sucesso de qualquer empreendimento depende de decisões acertadas tomadas de acordo com dados e relatórios da real situação da empresa. Dessa forma, é fundamental que os gestores tenham fácil acesso a eles.
O modelo de gestão multi empresa permite o acesso às informações relevantes de todos os setores de empresas com CNPJs diferentes, possibilitando o gerenciamento de dados centralizado em um único lugar.
O que é gestão multiempresa?
Quando um negócio atinge proporções maiores, é comum que seu comportamento frente ao mercado se torne diferente. Em diversas situações, quando as empresas de maior destaque alcançam um desenvolvimento tal que as permite novas unidades ou a compra de concorrentes menores, é comum também haver fusões e aquisições. Assim, formam-se grupos econômicos que precisam gerir diferentes unidades de um mesmo negócio.
Antigamente, um sério problema era enfrentado por essas organizações: a padronização no acesso aos dados. Como cada unidade tinha seu próprio sistema de gestão, o compartilhamento das informações para a criação de relatórios gerenciais unificados se dava de maneira praticamente manual. Muito tempo era gasto e a produtividade acabava sendo muito baixa. Além disso, a exposição a erros era algo considerável.
Surge então a solução que é capaz de integrar todas as filiais de um empreendimento de forma que os dados possam ser unificados. Trata-se do sistema de gestão multiempresa, que permite diversas funcionalidades voltadas a essa configuração empresarial baseado em uma plataforma ERP.
A partir de um único sistema, pode-se fazer o gerenciamento de todo o grupo, permitindo que sejam feitas avaliações individuais e em comparação ao desempenho total da organização. Isso resulta no ganho de agilidade e melhor embasamento para o processo decisório.
A gestão multiempresa permite integrar unidades de comércio em um único acesso de forma organizada em um software de gestão ERP para simplificar relatórios e outras informações vitais para a saúde financeira da empresa.
Com os empreendimentos integrados, os dados de uma instituição ficam automaticamente disponíveis em uma única plataforma, o que permite o fácil acesso a todas as informações das empresas, seja de forma separada ou conjunta.
A gestão multiempresa facilita a organização do seu negócio e proporciona uma visão mais completa das suas necessidades e oportunidades, além de tornar o seu processo de tomada de decisões mais assertivo.
Por que integrar unidades em um único software de gestão multiempresa?
Pois confere a equipe ou gestor a agilidade e segurança nas informações de uma ou mais empresas ao manter os registros em uma só plataforma gerencial, o que fortalece como já mencionamos, decisões planejadas e estratégicas.
Assim, quando o gestor abre a plataforma, pode visualizar dados de uma instituição específica ou de todas as instituições cadastradas ao mesmo tempo, sem precisar acessar diversos bancos de dados.
A integração das unidades reflete na uniformidade, agilidade e eficiência nos processos de gestão.
Controle de diferentes CNPJs
O sistema multiempresa permite o cadastro de várias empresas com CNPJs diferentes para gerenciá-las em um único lugar.
Maior controle financeiro
Os ERPs por si só já oferecem um melhor controle financeiro da empresa com funções de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, emissão de relatórios, entre outros.
Ao integrar unidades é possível, por exemplo, determinar quais apresentam melhores resultados e tomar medidas para equilibrar os recursos e garantir a saúde financeira de todas as filiais.
Controle de estoque
Integrar o registro de estoque a outras empresas do grupo permite dados muito mais precisos, um melhor planejamento de entregas e gestão de todo o ciclo de vida do pedido de diferentes pontos de distribuição.
O Controle de estoque é um campo muito importante para uma multiempresa. É através dele que você irá fazer a previsão dos seus gastos, além de fornecer informações benéficas sobre as suas vendas.
Com ele, também é possível acompanhar os produtos dos seus negócios simultaneamente e em tempo real.
Gestão de vendas
Uma plataforma ERP multiempresas permite uma visão completa sobre os pedidos de todas as unidades tornando mais fácil o acompanhamento por completo de todo o ciclo da venda, bem como o reabastecimento de estoques e indicadores de venda.
Para a sua empresa ter um maior crescimento, um fator decisivo é gestão de vendas, e isso precisa funcionar bem.
Emissão de relatórios
A gestão multiempresas por meio de uma plataforma ERP, emite relatórios de todas as empresas cadastradas ou das unidades separadamente.
Os relatórios gerenciais permitem uma melhor visão geral do negócio e facilitam a identificação de falhas nos processos e otimizando as tomadas de decisões.
Emissão de Notas Fiscais
Contar com uma plataforma ERP multiempresa, permite emitir notas fiscais usando o mesmo certificado digital ou certificados digitais diferentes para cada loja.
Permissão de Usuários
Você pode configurar o acesso dos diferentes usuários no sistema habilitando um processo específico, uma única loja ou todas, de acordo com grupos e conforme necessário.
Agora que você já sabe a importância da gestão multiempresa e o papel da plataforma ERP para o seu negócio, converse com um especialista e conheça o Pluggar ERP.
O maior e mais completo sistema de gestão empresarial com o melhor custo benefício para seu negócio.
Para saber mais, clique aqui e converse com um especialista, e saiba como ter o controle todo seu negócio em um único lugar.