Como transformar seu negócio em uma grande empresa.

Gestão e Negócios

Você pretende fazer seu pequeno negócio crescer e ampliar suas vendas, mas ainda não faz ideia de por onde começar?

Está na hora de se aprofundar nesse tema, afinal, você não vai querer se tornar apenas mais um entre os novos empreendimentos que fecham em cinco anos por não possuírem um planejamento adequado.
É pensando nisso que, neste post, separamos atitudes importantes que você, gestor de uma pequena empresa, possa ampliá-la evitando riscos. Confira!

1 – Estude o mercado e as oportunidades

Você tem ficado de olho no comportamento do mercado no seu setor? Cuide para que o seu negócio não fique acomodado e se torne irrelevante. Mantenha-se sempre atualizado e avalie constantemente se há espaço para crescimento.

O mercado está cada vez mais competitivo e tecnológico, ainda mais para pequenas empresas. Para se manter atualizado sobre as novas tendências do seu ramo, o ideal é sempre pesquisar a concorrência.

Encontre os anúncios, siga as páginas nas redes sociais, veja as ações realizadas para atrair o público e os novos clientes. Se possível, visite o empreendimento e veja como é o ambiente e o atendimento.

Isso permite que você descubra ou veja com mais clareza a estratégia do concorrente. Pode ser útil para você, desde que você tenha como base o seu próprio negócio, afinal, cada estratégia pode depender do produto, serviço ou ramo para dar certo.

2 – Estipule metas para o futuro

Ao traçar um plano de negócios, você pensará no futuro da sua empresa constantemente, certo? Contudo, é preciso ser cauteloso e considerar os objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo.

Estabeleça metas claras e realistas para o desenvolvimento do negócio. Para escalar com sucesso, você precisa determinar quais partes do negócio precisam ser desenvolvidas para atingir cada objetivo.

Comece traçando metas consistentes com o seu pequeno negócio. Veja o que é necessário alcançar o objetivo, como os investimentos necessários ou contratação de novos funcionários.

Com isso, trabalhe e engaje o seu time para alcançarem as metas estabelecidas, e lembre-se de sempre analisar os resultados. Não adianta lançar vários desafios sem o devido planejamento e acompanhamento!

3 – Esteja disposto a se adaptar

Conforme você se aprofundar em como expandir seu empreendimento, pode descobrir que pode melhorar o próprio modelo de negócio.

Um modelo de negócio desatualizado não vai te ajudar a crescer, mas um modelo personalizado para o seu produto estabelece uma base sólida para a expansão.

Você também precisa de um modelo adaptável e ágil.
Uma empresa flexível será capaz de reavaliar sua estratégia e mudar de direção para obter novas receitas.

Invista nas ferramentas necessárias para identificar oportunidades e tomar medidas decisivas que ajudem o seu negócio a se tornar uma grande empresa.

4 – Atualize as práticas de marketing

Se você ainda não está ligado nas novas práticas do marketing, está mais que na hora de se atentar para esse aspecto e começar a implementá-las.

Seja com o marketing digital ou com o offline, é importante elaborar campanhas atrativas para aproximar o público-alvo da sua marca.

As mídias pagas e o marketing incisivo ainda são ferramentas válidas e muito utilizadas, porém, é preciso saber usar essa nova proposta como um importante aliado.

Descubra como os clientes estão chegando até o seu negócio. É pelo Google? Blog? Redes sociais?

Estude e saiba por onde os clientes estão chegando para elaborar uma ação de marketing que faça sentido com seu público.

Isso não apenas leva a um posicionamento mais direcionado, mas geralmente faz um uso melhor dos recursos financeiros, porque evita direcionar as campanhas ou falar com pessoas que não estão realmente interessadas em seus produtos e serviços.

5 – Conheça seus clientes

A experiência do cliente tem sido um dos temas mais abordados atualmente. Envolve todas as maneiras pelas quais o seu pequeno negócio interage com os clientes, incluindo os serviços tradicionais oferecidos diretamente ao cliente, ou o atendimento de suporte que foi prestado durante e depois da compra.

Entenda as necessidades e dores dos seus clientes e desenvolva produtos e serviços que atendam a essas necessidades.

Você pode aprender mais sobre seus clientes personalizando seus serviços, incentivando-os a responder pesquisas de satisfação, solicitando comentários ou feedbacks sobre a compra e atendimento.

6 – Invista nos clientes antigos

Atrair novos clientes não é a única forma de fazer seu negócio crescer. Invista nos clientes que você já tem!

Pense só: se você compra em uma loja, é porque tem necessidade ou interesse em seu produto. Se você tiver uma boa experiência, quais as chances de você retornar quando precisar novamente? Muito grandes!

Se eles estão inativos ou a muito tempo sem realizar uma compra, é válido montar uma ação para reativá-los.
Pegue as informações de contato e da última compra do cliente e entre em contato com eles, divulgando promoções ou ofertas que tenham a ver com sua última compra.
Aproveite para manter um relacionamento com eles. O pós-venda também irá te ajudar a não perder os clientes que já conhecem os seus produtos ou serviços.

7 – Participe de benchmarking

Participar de um benchmarking irá te ajudar a avaliar a abordagem atual do seu negócio.

Assim, você poderá confirmar se as suas ferramentas estão de acordo com a demanda e se a estratégia pode ser modificada ou melhorada, para identificar áreas que precisam de mudanças e reformulações.

O benchmarking pode ser feito não somente com concorrentes diretos, mas também com pessoas que tenham produtos ou serviços semelhantes, ou até mesmo dores parecidas, como um controle financeiro desorganizado.
* Benchmarking é uma técnica que consiste em acompanhar processos de organizações concorrentes ou não.

8 – Aumente seu alcance com diferentes canais

As pessoas compram de quem elas conhecem, gostam e confiam. Existem muitas maneiras de expandir seus negócios, oferecendo seu produto ou serviço a uma nova base de clientes ou de uma outra forma.

Se seu negócio é um ponto físico, amplie sua atuação nos canais virtuais. Montar uma loja online ou ofertar pelas redes sociais pode ser uma boa forma de atrair novos clientes. As pessoas confiam em quem tem autoridade e observam o que outras pessoas falam da sua marca.

Você pode anunciar nas principais mídias, criar campanhas de marketing personalizadas para um segmento específico de clientes ou usar uma data comemorativa para isso.

A criação de um blog também pode te ajudar a divulgar os seus produtos ou serviços, facilitar a construir essa autoridade e também dar uma visibilidade maior para a sua marca.

9 – Faça parceria com empresas maiores

Construir uma parceria estratégica com a empresa certa pode realmente mudar o rumo do seu negócio.

Isso permite que você alcance rapidamente uma ampla gama de clientes que você nem imaginava que poderia alcançar. Mas não se engane: não é fácil identificar parcerias que realmente possam ajudar o seu negócio a se desenvolver.
Estude bastante sobre a empresa, valores e propósito da sua futura parceira. Procure empresas que complementam seu objetivo de negócio. Entre em contato com eles e proponha uma cooperação.

10 – Participe de eventos

Os eventos atraem pessoas que já estão interessadas no tipo de produto ou serviço que você oferece. Sempre que possível, participe de algum evento, feira ou ação que promova a interação entre o público e a marca. Assim, será possível alavancar a sua pequena empresa.

Isso pode abrir as portas para que você comercialize diretamente para grandes grupos, ou conhecer outros profissionais do ramo para fazer networking e conseguir parcerias.

As feiras de negócios também oferecem os benefícios da interação cara a cara, melhorando sua capacidade de conectar e converter clientes em potencial.

Aos participantes do evento, você pode oferecer demonstração vip, amostras grátis, descontos e sorteios. Essas são as formas mais comuns de atrair a atenção do visitante, mesmo que ele não tenha comprado algo.

 

Use a tecnologia a seu favor

No atual cenário do mercado, com a tecnologia sendo o destaque principal, seu negócio não pode ficar de fora das novidades. Uma loja online pode ser ideal para que você venda seus produtos e serviços 24h.

Por isso, você precisa de uma plataforma de gestão que possa oferecer tudo o que o seu negócio precisa para prosperar.

O Pluggar ERP é uma plataforma de gestão empresarial completa, com módulos integrados que oferecem a você controle total da sua empresa em um só lugar, como:

Gestão de Vendas;
Emissão de notas e cupons fiscais;
Controle de Estoque;
Controle fiscal;
Controle financeiro;
E muito mais.

O Pluggar ERP ainda disponibiliza integrações com loja virtual (e-commerce) e marketplaces, para que você venda os seus produtos, e ainda tenha tudo integrado ao seu sistema de gestão.

Converse com um especialista e confira na prática como o Pluggar ERP pode ajudar no crescimento do seu negócio.