O que é varejo Multicanal?
O varejo multicanal é uma estratégia adotada por lojistas que buscam levar seu produto até o cliente, através do meio de sua preferência. Assim, tanto o cliente que procura a loja física, como o cliente que procura a loja virtual conseguem fazer negócio, gerando mais comodidade para o consumidor e mais oportunidades de venda para o lojista.
Utilizar essa estratégia tem como objetivo colocar o cliente em evidência, facilitar o processo de compra através de mais de um meio de acesso aos produtos, e assim, proporcionar uma experiência mais positiva para o cliente.
Na prática, um exemplo do varejo multicanal é quando o cliente vai até a loja física, escolhe um produto que gostou, prova e em seguida, faz uma pesquisa pelo mesmo produto na Internet em busca da melhor oferta. O consumidor sabe que pode encontrar o mesmo produto no e-commerce, e portanto não fica preso a apenas uma opção.
Venda Digital
A venda digital já é uma realidade para grande maioria dos comércios brasileiros. Se você ainda não vende online, pode estar perdendo uma grande oportunidade de se reinventar como empresa e explorar novos canais para dar opção de compra ao seu consumidor.
Mas se você já vende pela internet e quer expandir seus resultados e escalar sua audiência, você deve ser um negócio com presença multicanal.
A ideia desse artigo é abordar as vantagens de expandir seus canais de atuação utilizando algumas opções como marketplaces, e-commerce e mesmo o omnichannel.
Vantagens da venda multicanal.
Expandir sua audiência
Com a expansão de audiência, você tem muito mais gente em contato com sua marca e que podem se tornar seus clientes.
A expansão da sua audiência é importantíssima para vendas online, uma vez que aumento de tráfego pode resultar em maior faturamento.
Mais oportunidades de venda
Com a presença de sua loja em 2 canais de venda ou mais, você ganha, além da escala de publico, a possibilidade de que essas pessoas te encontrem de maneira mais fácil e em canais que elas se sintam mais a vontade em fazer uma compra.
Neste caso, o cliente pode escolher se deseja comprar em sua loja virtual ou então efetuar a compra dos mesmos produtos, mas que foram anunciados no marketplace para alcançar diferentes públicos.
Isso com certeza te trará mais oportunidades de vendas e abrirá um “leque” de ações que pode fazer para fomentar resultados.
Aumento de margem de negociação
Com volume maior de audiência e oportunidade de vendas, uma consequência é o aumento de pedidos recebidos. A tendência é que seu estoque gire com maior velocidade, trazendo mais oportunidades de negociação na compra de produtos.
O que isso significa?
sua empresa consegue comprar mais e por menor custo, melhorando a margem de lucro;
aumento da velocidade de giro financeiro, o que possibilidade mais investimento e compra da mais produtos.
Aumento de faturamento
Uma das coisas mais importantes dentro de uma empresa é seu faturamento.
Receber os pedidos, emitir as notas fiscais e ganhar dinheiro faz com que a empresa se mantenha viva e saudável financeiramente.
Com mais pedidos, aumento da audiência e uma melhor negociação na margem em cada produto, a “última linha” do seu faturamento com certeza será maior.
Opções de multicanal
Já falamos sobre ser multicanal, mas quais seriam os canais mais utilizados pelos consumidores e por que?
E-commerce
O e-commerce já é um velho conhecido das vendas online. Consiste em criar sua loja virtual através de uma plataforma de e-commerce, construir a presença online e atrair seus clientes.
É importante manter métricas específicas para o canal e ter uma tecnologia de apoio como ERP. Isso te ajudará a enxergar de maneira mais fácil os números e onde deve investir para ganhar performance.
O grande ponto de atenção aqui é o CAC (custo de aquisição de cliente), uma vez que considerando uma marca nova em vendas digitais será necessário construir autoridade e gerar densidade de visitas em seu site para ter resultados de escala em vendas. Esse é um cenário diferente do Marketplace que comentaremos daqui a pouco.
Omnichannel
Consiste em ter presença em diversos canais, como marketplace, e-commerce e loja física, mas com uma grande premissa, que é a fluidez e integração em todas as informações. Isso exige uma gestão centralizada da sua operação e mais uma vez precisamos citar a importância do ERP e suas possíveis integrações para que a “mágica aconteça”.
Para que ele seja implementado, é imprescindível o uso de um software capaz de integrar vários canais de vendas em um só lugar.
Com um ERP, as vendas são centralizadas em apenas um local, evitando confusões ou esquecimento de pedidos. Ao conectar diversos canais, basta importar os pedidos e partir para emissão das notas fiscais, etiquetas e envio das encomendas.
Por meio do ERP, você tem acesso aos dados relacionados a todas as suas vendas, assim como o canal no qual ela foi efetuada.
Marketplace
Com 78% de representatividade nas vendas online do varejo no primeiro semestre de 2020 segundo um estudo realizado pelo Webshoppers, esse é um canal muito potente para que você invista e comece a colher resultados.
O Marketplace se torna atrativo principalmente pelo seu baixo custo e alta escala em vendas, audiência e giro de estoque. Isso porque é um canal focado em volume e tem como propósito gerar densidade de público consumidor para os anunciantes de produtos (lojistas) através da autoridade de marca do canal.
Alguns exemplos de Marketplace são: Lojas Americanas, Mercado Livre, Via Marketplace (Extra e Ponto), Carrefour, Magalu e outros.
O marketplace costuma trazer excelentes resultados em vendas, mas há sempre que se ter um ponto de atenção com a gestão da operação e nesse caso é importante ter tecnologias e ferramentas apropriadas para um melhor proveito.
O Pluggar ERP possui integração com os parceiros nos principais Marketplaces do Brasil e permite que através de um sistema centralizado você gerencie seus produtos. Além disso, oferecem uma série de recursos para facilitar as vendas.
O Pluggar ERP te ajuda a gerar resultados.
O Pluggar ERP possui integração com diversos parceiros, o que facilita que você trabalhe a estratégia de expansão de canais na sua empresa. E o melhor de tudo, mantendo sua empresa organizada mesmo trabalhando com diversas lojas.
Após conectar os canais, como marketplaces e plataforma de e-commerce, fica fácil gerenciar tudo. Além disso, os pedidos são recebidos no Pluggar ERP de forma centralizada, facilitando a gestão das vendas, dos estoques, emissão de notas fiscais e envio de mercadorias.
Você pode descobrir todas as vantagens dessa e de outras funcionalidade, conversando com um especialista.