PDV

PDV Online e Offline

Vendas

Afinal, o PDV pode funcionar Offline?   

Para os lojistas, ficar sem internet na loja pode ser sinal de prejuízos e dores de cabeça.

Sem conexão, fica difícil emitir os cupons fiscais ou registrar as vendas, o que, consequentemente, causa filas e insatisfação dos clientes. No entanto, existe uma forma inteligente de se livrar desse tipo de problema, plataformas PDV híbridas que funcionam online e offline .

De fato, o modo offline do PDV é um recurso que mantém sua empresa operando sem problemas, mesmo quando a internet é interrompida repentinamente ou mesmo se, por algum motivo, o sistema da Secretaria da Fazenda estiver indisponível. 

Isso significa que você pode aceitar transações continuamente com segurança durante tais situações.

 

O que é um PDV e por que ele é importante?

Ponto de venda, ou simplesmente PDV, é um termo que pode se referir tanto a um local físico, como uma loja, ou de maneira mais específica, um espaço dentro de uma loja, também conhecido como frente de caixa. Também pode se referir ao sistema utilizado para registrar e concretizar as vendas.

Ter um ponto de venda (PDV) eficiente pode ajudar muito a garantir que todas as suas operações estejam funcionando e assim garantir um bom atendimento, dentre outras vantagens.

Os softwares de ponto de venda mais modernos vão além do processamento de cartão de crédito. Eles podem ajudar varejistas a incorporar recursos, como integração com os softwares de gestão e e-commerce e, assim, permitem que gestores tenham maior controle sobre a operação e informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas. 

Encontrar o sistema de PDV certo para o seu negócio pode eliminar muitas entradas manuais, melhorar os processos e tornar o atendimento mais eficaz.

Em essência, todos os sistemas de ponta de venda possuem a mesma natureza. No entanto, é possível identificar características próprias de cada solução que podem ser fundamentais para o seu negócio.

Como você poderá ver mais adiante, um PDV que funciona offline, por exemplo, pode fazer toda a diferença.

 

Quais os componentes de um sistema de PDV?

Cada terminal PDV é composto por componentes de software e hardware que tornam a execução das operações diárias de sua empresa mais fácil e rápida.

Em geral, variam de acordo com o modelo do negocio, porem, uma solução de PDV é composta por:

  • Software:  O software é responsável por oferecer recursos operacionais, como cadastro de clientes, consulta de preços, registro das operações, geração de orçamentos, concessão de descontos e muito mais.
  • Leitor de código de barras: a leitura de códigos de barras extrai informações do produto e as adiciona ao processo de checkout, tornando-o mais ágil.
  • Leitor de cartão de crédito: são as famosas “maquininhas”, que podem ser conectadas  também ao sistema TEF, para a autorização dos pagamentos. Quando o pagamento é aprovado, o sistema PDV registra automaticamente a conclusão do checkout.
  • Impressora térmica: envios de recibos de e-mail podem estar ganhando popularidade, mas as modalidades impressas em papel continuam sendo essenciais para fornecer aos clientes um documento instantâneo rápido de suas compras ou devoluções.
  • Gaveta de dinheiro: em toda loja é preciso ter um local seguro para armazenar dinheiro das transações. As gavetas de PDV, em geral, contam com um sistema de trava, que permite que ela seja aberta somente quando ocorre uma transação de pagamento ou utilizando chave ou senha específica, que fica em poder de funcionários autorizados.
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Sistemas PDV Online e Offline: qual a diferença?

Hoje, as principais soluções de PDV operam online. Isso significa que, à medida que as vendas são concretizadas, as informações são sincronizadas com os sistemas de gestão, de controle de estoque e com a Secretaria da Fazenda, automaticamente.

A grande vantagem dos sistemas online é permitir o acompanhamento da operação em tempo real e a possibilidade de automatização de uma série de processos.

Por exemplo, um sistema PDV online permite que as empresas possam identificar demandas atípicas por determinada mercadoria tempestivamente. Assim, é possível agir rapidamente para repor o estoque e evitar indisponibilidade de produtos.

Os sistemas offline, por sua vez, são aqueles que armazenam todas as informações localmente. Ou seja, o registro das vendas fica armazenado em um dispositivo específico, como o computador onde a operação ocorre, ou em um servidor local.

Futuramente, essas informações precisam ser transmitidas, de alguma forma, para as Secretarias da Fazenda, para fins fiscais, e podem ser integradas a sistemas de gestão, geralmente de forma manual.

Além de exigir mais trabalho, os sistemas offline representam um risco à segurança de dados. Caso ocorra algum problema com o dispositivo que armazena, como danos a equipamento ou roubo, todas as informações contidas nele podem ser perdidas.

De fato, a única vantagem de um sistema offline é que ele não precisa de conexão de internet para funcionar.

Nesse sentido, um sistema online que pode funcionar offline em caso de necessidade, como o PDV da Pluggar, é a melhor solução para as empresas, visto que agrega o melhor dos dois modelos de PDV.

Além do recurso offline, o que considerar na hora de escolher um sistema de PDV?

A escolha do sistema de PDV certo pode fazer toda a diferença para os varejistas. Isso porque, além de livrá-lo de uma série de atividades manuais que só tomam tempo, as soluções mais avançadas podem contribuir para agilizar o atendimento e fornecer recursos gerenciais que fazem total diferença.

Aqui estão alguns dos recursos-chave que varejistas devem considerar ao selecionar um sistema de PDV:

 

Relatórios de vendas

De modo geral, a maioria dos sistemas de PDV permite que você observe suas vendas. A diferença está na forma como esses números são apresentados, na facilidade com que os dados podem ser acessados e na quantidade de detalhes que você obtém.

O ideal é que seu sistema PDV deve ser capaz de:

  • Gerar relatórios de vendas detalhados (com base no produto, hora, funcionário, custo total dos itens vendidos, preço de venda, lucro líquido, porcentagem de lucro, margem bruta);
  • Fornecer  gráficos rápidos sobre o desempenho de vendas da sua loja.

 

Gerenciamento de estoque

Uma das funções mais importantes de um sistema de PDV é o auxílio ao gerenciamento de estoque. Em sua essência, isso mantém o controle de todos os produtos para que você saiba quando é hora de pedir ou não pedir produtos específicos.

Seu sistema PDV deve permitir que você:

  • Gerencie seu estoque criando variações de produtos (tamanho, cor);
  • Identifique peças de estoque com um número/código exclusivo;
  • Rastreie os níveis de estoque em tempo real;
  • Integrar as informações de venda com a plataforma de gestão em tempo real ou tão logo seja restabelecida a conexão.

 

O que é o Pluggar ERP?

O Pluggar ERP é uma plataforma de gestão Ominichannel completa e moderna, em nuvem, que conta com diversas funcionalidades como gestão financeira, de vendas, de compras e de estoque, expedição, além de recursos de relatórios e gráficos, integração com e-commerce e Sigep dos correios.

Além disso, a plataforma oferece uma solução moderna e nativa de frente de caixa (PDV), a qual, dentre muitas funcionalidades, conta com o recurso “modo offline”.

O Pluggar ERP é a melhor solução para os varejistas que querem crescer de forma responsável, uma vez que permite a adoção das melhores práticas de gestão e oferece os recursos que sua empresa precisa para prosperar.

Por ser uma solução baseada em nuvem, o Pluggar ERP oferece diversas funcionalidades, que se adequam à necessidade de cada empresa, independente de seu porte. Assim, esse pode ser considerado um sistema que evolui com a empresa, uma vez que permite que sejam incorporadas novas funcionalidades e recursos conforme aumenta a operação e a demanda do negócio.

 

Conheça o Pluggar PDV

A solução de frente de caixa da Pluggar oferece todos os recursos que sua empresa precisa para oferecer um excelente atendimento aos seus clientes.

Ele permite utilizar de diversos métodos de pagamento e possui integração automatizada com a plataforma de gestão.

Assim, a sua empresa pode ter acesso em tempo real aos dados sobre vendas e estoque, por exemplo, o que permite a implementação de estratégias assertivas para reposição de produtos.

A solução PDV da Pluggar ainda oferece recursos, como:

  • Consultas das últimas vendas, últimos clientes, últimos produtos, mercadorias mais e menos vendidas, venda por cliente, perfil de cliente, etc.;
  • Possibilidade de empregar recursos ou acréscimos no momento da venda;
  • Integração com solução TEF para transações financeiras;
  • Integração PIX com conciliação de pagamento
  • Emissão de cupons fiscais SAT (SP) e NFC-e;
  • Cadastro de clientes;
  • Modo offline.

Além disso, o Pluggar PDV possui layout moderno e intuitivo, com processos simplificados com teclas de atalho. Isso contribui para uma melhor experiência dos usuários no manuseio da ferramenta, melhorando a produtividade e agilizando o atendimento.

 

Como funciona o recurso offline?

Um sistema PDV baseado em nuvem armazena todos os seus dados online, o que significa que qualquer dispositivo com o software instalado também requer uma conexão com a internet para poder acessar esses dados.

No entanto, mesmo sendo um sistema baseado em nuvem, o Pluggar PDV conta com o recurso offline, que permite que sua empresa continue realizando as vendas normalmente mesmo sem conexão com a internet.

Isso é possível porque a ferramenta mantém um banco de dados local, com os dados cadastrais de produtos e clientes. Assim, mesmo sem conexão com a internet, é possível, por exemplo:

  • Cadastrar novos clientes;
  • Realizar vendas para clientes cadastrados e não-cadastrados;
  • Emitir recibos fiscais;
  • Efetuar consultas;

Quando a conexão é retomada, todos os dados das vendas realizadas no modo offline são automaticamente sincronizados com o sistema de gestão e com a Secretaria da Fazenda.

 

Qual a importância de um PDV que funciona offline?

Hoje, a internet é essencial para empresas de todos os portes. Portanto, esse é um recurso que deveria estar sempre disponível. No entanto, na realidade, as empresas precisam lidar com interrupções e oscilações de conexão com certa frequência. 

Isso significa que, como empresário, você deve ter um ou dois planos de contingência para evitar que falhas de conexão interrompam sua operação.

Como gerente ou proprietário de empresa, você sabe o que seus clientes esperam, quais são suas formas de pagamento mais comuns e todos os outros fatores que influenciam a decisão.

Nesse sentido, garantir que seu sistema funcione sem conexão com a internet pode ser um investimento que agrega muito valor ao seu negócio.

Uma solução de PDV que funciona offline, como o Pluggar PDV, ajuda a minimizar a perda de negócios e reduz o número de clientes insatisfeitos.

Um modo offline não deve ser sua única preocupação com um sistema PDV, mas é definitivamente importante. Conforme já mencionado, a solução da Pluggar é completa, moderna, fácil de usar e oferece uma série de recursos que ajudam a melhorar o atendimento e também a potencializar as suas vendas.

 

Conclusão

Oferecer uma experiência de compra fluída é essencial para garantir a satisfação dos clientes. 

Da mesma forma, garantir que as vendas possam ser concretizadas de forma rápida, mesmo em caso de interrupção da conexão com a internet, é fundamental para aproveitar todas as oportunidades de negócio e também ajuda a evitar frustrações por parte dos consumidores.

Para alcançar esses objetivos, de forma satisfatória, é fundamental contar com uma solução de PDV que também opere offline, como o Pluggar PDV.

Essa solução ainda oferece uma série de outros benefícios que ajudam a otimizar a gestão do seu negócio e, inclusive, potencializar as vendas.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então entre em contato e fale com um especialista!