Loja Virtual

Pensando em abrir uma Loja Virtual?

E-commerce

Praticidade: essa é a vantagem que vem atraindo cada vez mais consumidores para as lojas virtuais.

Com o acúmulo de funções na rotina, o consumidor busca otimizar seu tempo ao máximo, e utilizar a internet para evitar tarefas como ir ao mercado ou sair de casa para comprar uma blusa, se tornou algo natural.

Criar uma loja virtual para o seu negócio pode ser um excelente investimento para impulsionar vendas e promover a sua marca em novos mercados.  

Confira aqui o que você precisa saber para dar os primeiros passos no empreendedorismo digital.

Ao contrário do que pode parecer, nem todo e-commerce é uma loja virtual:

Enquanto o primeiro abrange todos os negócios que são lançados na internet, inclusive os criados exclusivamente para comércio nesse meio, a loja virtual é o desdobramento digital de um negócio que já existe fisicamente. Considere a webstore como uma vitrine sem fronteiras dos seus produtos, onde eles poderão ser acessados e consumidos de qualquer lugar do mundo, independentemente da hora e de forma muito mais simples e rápida. Literalmente, ao alcance de um clique.

 

O que é preciso para manter uma loja virtual?

Uma das principais preocupações do empreendedor ao pensar em abrir uma loja virtual, é o custo da criação e manutenção do negócio. O primeiro passo para começar o seu ambiente de vendas online é aprender as etapas desse processo para evitar problemas futuros. Existem ótimos materiais disponibilizados pelo SEBRAE sobre como criar uma webstore e dar o primeiro pontapé nessa nova oportunidade de empreender.

Uma das principais formas de garantir o sucesso do seu negócio é estudar o seu público e saber como criar uma loja interessante, que seja capaz de fidelizar clientes e trazer continuamente novos consumidores para o seu e-commerce. Criar uma relação com os clientes fiéis e surpreender possíveis compradores é o grande desafio-chave do empreendedor digital e será determinante no sucesso da sua webstore.

 

Escolha da plataforma

A escolha da plataforma ideal começa com a delimitação das pretensões da empresa e do público-alvo desejado.

É possível optar por soluções de e-commerce com código aberto e gratuito ou código proprietário da empresa, por exemplo. Isso pode afetar o orçamento da empresa, assim como a quantidade e o controle das atualizações feitas na loja virtual ao longo do tempo de operação.

O empreendedor também deverá decidir integrar-se ou não com algum marketplace – plataforma que vende os produtos e serviços de várias marcas no mesmo local, permitindo uma maior comparação por parte dos clientes finais.

As plataformas alugadas são na verdade versões “prontas” de sites de vendas, disponíveis para compra com diversos fornecedores. A vantagem é a praticidade, uma vez que você poderá escolher um modelo sem se preocupar com a customização de dados e não necessariamente precisará contratar um programador. 

Embora exista uma grande diversidade de preços de contratação do aluguel dessas plataformas, não se deixe seduzir somente pelos custos baixos: priorize quais funcionalidades são importantes para manter seu negócio e transformar a loja virtual em um ambiente atrativo para os clientes. Já as plataformas exclusivas são aquelas criadas especificamente para o seu negócio. Feitas do zero por um programador, elas costumam ser muito mais caras, justamente por ter todos os detalhes pensados para o seu negócio. Geralmente, são escolhidas por empreendedores que já possuem uma loja virtual há algum tempo e querem migrar para um sistema mais exclusivo.

É possível optar por soluções de e-commerce com código aberto e gratuito ou código proprietário da empresa, por exemplo. Isso pode afetar o orçamento da empresa, assim como a quantidade e o controle das atualizações feitas na loja virtual ao longo do tempo de operação.

Estimativa de custo:

Opção A – Eu mesmo vou configurar a plataforma: custo zero
Opção B – Desenvolver junto com um agente: R$ 4.000 a R$ 5.000
Opção C – Contratar uma agência especializada: R$ 5.000 a R$ 20.000

fonte: Exame

 

Backoffice

Ao abrir uma loja virtual, é preciso integrá-la a um sistema ERP que será o responsável pelo controle financeiro, emissões de notas fiscais, gestão de estoque e expedição por exemplo, conhecido como Backoffice.
Nada mais é que um sistema de retaguarda das suas operações de e-commerce, que automatiza processos de venda na sua empresa, seja a venda online ou offline.

Então, a um grosso modo, o E-commerce tem como papel ser um canal de vendas, seu vendedor 24Hs e a plataforma ERP automatiza todo o processo para que a venda seja concluída com sucesso.
Para se ter uma noção da importância do Retaguarda, pontos importantes na automação como: a gestão do estoque, a gestão financeira, a emissão da nota fiscal eletrônica, a geração de etiquetas de expedição e ainda os relatórios de vendas. São pontos extremamente importantes para que gestão do negócio não vire uma dor de cabeça com falta de produtos, envios de mercadorias errada, itens parados no estoque e outras falhas que podem trazer prejuízos.

 

Conclusão

Oferecer uma experiência de compra fluída é essencial para garantir a satisfação dos clientes. 

Da mesma forma, garantir que as vendas possam ser concretizadas de forma rápida, é fundamental para aproveitar todas as oportunidades de negócio e também ajuda a evitar frustrações por parte dos consumidores.

Para alcançar esses objetivos, de forma satisfatória, é fundamental contar com uma solução que atende completamente a gestão de empresas.

Essa solução ainda oferece uma série de outros benefícios que ajudam a otimizar a gestão do seu negócio e, inclusive, potencializar ainda mais as vendas.

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