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Sua cobrança no piloto automático

Comercio
A inadimplência vem sendo um grande problema para as empresas de diferentes setores durante a crise causada pela pandemia do coronavírus. Segundo levantamento da consultoria Boa Vista, o índice de inadimplência deu um salto em abril, sendo 5,8% maior que o registrado no mês de março. Em relação a abril de 2019, o avanço foi de 6,2%.
 
Ainda que o crescimento deste indicador já fosse esperado devido à estagnação da economia, muitas empresas que vendem Software como Serviço (SaaS) não estão preparadas para ter esse impacto em seu fluxo de caixa. Com este cenário, precisa-se, obrigatoriamente, ficar atento ao fluxo de pagamentos.
 
É verdade que a crise causada pelo COVID-19 agravou o problema, mas combater a inadimplência sempre foi uma das prioridades dos gestores. Diversos poderiam ser os motivos para atrasos ou não pagamentos eram os motivos:
 
  • Os que não pagam pelo serviço de forma consciente;
  • Cobranças não são concluídas por falhas no processo;
  • Ou mesmo por simples esquecimento – o que pode levar ao chamado churn involuntário, cancelamentos de serviços que acontecem sem a intenção do assinante.
Atualmente, já existem práticas consolidadas que ajudam empresas a combater os impactos da inadimplência. Confira a seguir, como a automatização do envio de notificações, com uma régua de cobrança, pode ser efetiva nessa missão, bem como agiliza processos internos da sua operação.
 

O que é régua de cobrança?

 
Régua de cobrança é uma ferramenta utilizada para envio de notificações automáticas aos clientes. Com ela, é possível criar sequências de mensagens (por e-mail) para lembrar seus assinantes sobre o vencimento dos boletos. Assim, sua utilização tem influência direta no controle das taxas de inadimplência de empresas de pagamento recorrente.
 
A ferramenta promove a comunicação com a base de assinantes, podendo programar as mensagens para diferentes períodos. Pode-se lembrar da mensalidade dias antes, na data e após o vencimento. Com esse ato simples, já é possível reduzir consideravelmente o número de não pagantes, sobretudo os por esquecimento.
 
A ferramenta, no entanto, deve ser usada com sabedoria. Não se trata de montar uma cadência com inúmeras mensagens consecutivas em períodos que não são importantes para a cobrança. Os excessos podem levar à insatisfação de clientes e até uma denúncia ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.
 

Exemplo de régua de cobrança automatizada

 
Para implementar uma régua de cobrança efetiva, é preciso levar em consideração dois fatores: o timing de cada comunicação que será feita com o cliente e a mensagem a ser enviada em cada estágio.
 
No caso da cobrança feita por boleto bancário, o indicado é que a régua comece a atuar alguns dias antes da data de pagamento, com o intuito de lembrar o cliente do compromisso. Caso não seja efetuado, as comunicações passam a ser feitas no sentido de alertar para o atraso e até um possível cancelamento de serviço. Veja:
 
  • 5 dias antes do vencimento
    LEMBRETE: seu boleto  vence em 5 dias; Ganhe tempo e fique a frente.
  • No dia do vencimento
    NÃO SE ESQUEÇA: o boleto vence hoje!
    Evite juros e multas.
  • 3 dias depois do vencimento
    ATRASOU: O boleto está atrasado, clique abaixo e pague agora mesmo;
  • 5 dias depois de vencido
    BOLETO EM ATRASO: Existem débitos e seu pagamento encontra-se em atraso.

  • ALERTA DE SUSPENSÃO DE SERVIÇO: seu boleto venceu há 10 dias,
    aguardamos a confirmação do pagamento em x dias, sob condição de cancelamento do serviço/titulo encaminhado ao jurídico.
 

O poder da automatização

O segredo para uma régua de cobrança eficiente está na automação e na seleção estratégica das datas. Além disso, uma boa plataforma de gestão conta com recursos que possibilitam à empresa criar suas automações e executar as comunicações de maneira simples e intuitiva.
 
Além disso, para apoiar a ação de conter o avanço da inadimplência, o gestor precisa ter meios para acompanhar os recebimentos de forma online. Com isso, ele conseguirá até identificar semelhanças nos comportamentos e visualizar quais são os meios de pagamento com maior incidência de atrasos, por exemplo.
 
Com a automação, os profissionais que atuam no departamento financeiro podem usar tempo para atividades mais estratégicas que a cobrança de clientes, voltando-se ao desenvolvimento do negócio.
 
O Pluggar ERP conta com a régua de cobrança, para facilitar o dia a dia de empresas que tem como o objetivo, o crescimento.
E o melhor, o Pluggar ERP pode ser integrado ao WhatsApp, pontecializando ainda mais a sua comunicação!
 
Atue nos resultados e deixe que a régua de cobrança automatize o restante para o seu negócio!