“Programas de fidelidade estão despertando interesse em lojas de material de construção.”

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Será que um programa de fidelização de clientes é adequado para o meu negócio, especialmente ao considerar segmentos mais específicos?

A prática de fidelizar clientes consiste em assegurar que, uma vez que entrem em um estabelecimento e efetuem uma compra, os clientes se lembrem da empresa e a incluam em sua lista de preferências, retornando novamente para a sua loja sempre que possível.

Assim, fidelizar clientes implica em estabelecer um relacionamento de confiança com eles e criar incentivos que os motivem a continuar comprando de você.

No entanto, ao abordarmos segmentos mais específicos, pode surgir a dúvida sobre a viabilidade de implementar um programa de fidelização de clientes em meu negócio.

Quais são os perfis de clientes que frequentam uma loja de materiais de construção?

Antes de implementar um programa de fidelidade, é essencial compreender o tipo de público que busca a sua loja. De modo geral, podemos afirmar que as pessoas procuram uma loja de materiais de construção quando têm a necessidade de realizar uma reforma ou reparo emergencial.

A busca constante por produtos em uma loja de materiais de construção é impulsionada pela demanda por materiais para melhorias residenciais. Portanto, trata-se de um público que valoriza o bem-estar de seu lar.

 

Lojas de Materiais de Construção e Fidelização de Clientes

Quando pegamos segmentos como lojas de materiais de construção, por exemplo, nos deparamos com a questão de que uma boa parcela dos clientes não estão reformando as suas casas constantemente. Ou seja, é muito natural que eles visitem a loja uma vez ou outra em busca de um material específico que precisam para resolver um problema específico que surgiu e, depois, só voltem quando outro problema surgir de novo. 

Então, talvez, você possa pensar que fidelização nesse caso não faça sentido. Mas é aí que você se engana! Todos os dias alguém da cidade está reformando a casa ou construindo um novo lar. Diga-se de passagem o número de profissionais que atuam na área da construção civil em uma cidade inteira! 

E, na maioria das vezes, quem faz as reformas e as construções dificilmente é o proprietário do imóvel. Eles contratam pessoas especializadas para realizarem esses serviços, sendo que esses profissionais, em grande parte, cuidam da compra de todos os materiais necessários e da realização de todo o projeto. 

 

Vale a pena aderir a um programa de fidelidade para lojas de materiais de construção?

É fato que clientes deixam de visitar a loja por diversos motivos, como queda no volume de serviços, compras em outros estabelecimentos mais próximos da obra, escolha de outro estabelecimento pelo dono da obra ou, ainda, porque alguns clientes simplesmente não estão fazendo reformas e nem construindo uma casa, já que estamos falando de lojas de materiais de construção. 

No entanto, também é fato que as lojas que não possuem um programa de fidelidade digital e automatizado estão perdendo muito dinheiro e sem nem mesmo perceber. Até porque, como você pode saber o quanto de receita poderia recuperar se você nunca integrou um sistema desse no seu negócio, não é mesmo? 

Por isso, se você possui uma loja de materiais de construção e está em dúvida se um sistema de fidelidade faz sentido, ou não, no seu negócio, esperamos que esse case te ajude a compreender que, muito provavelmente, você poderia estar faturando mais!

Mas, vale ressaltar que um programa de fidelidade não tem o intuito exclusivo de gerar resultados para os negócios. Ele serve para que empreendedores que colocam o seu cliente no centro de toda a sua estratégia tenham uma forma de agradecê-los por cada uma das suas visitas e pela preferência. O aumento do faturamento, do ticket médio e a receita recuperada são apenas retornos que você terá por estar fazendo o seu cliente se sentir único, especial e recompensado! 

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