Vendas B2B – Quais as vantagens?
O que é vendas B2B?
Vendas B2B são as vendas realizadas de empresa para empresa. Para simplificar, pense assim: nas vendas B2B, o cliente da empresa é outra empresa.
O termo vem da abreviação do inglês: “Business to business” que, ao pé da letra, significa “negócios para negócios”.
Dependendo do ramo e do tipo de solução comercializada, essa venda pode ser de produtos ou serviços e, no caso, uma empresa atua como fornecedora de outra.
Embora não seja impossível conciliar, é mais comum uma empresa atuar somente com o mercado B2B do que com B2B e também B2C (Business to consumer, ou venda direta para o consumidor).
Desse modo, ela acaba se tornando especializada nessa área.
Quais são as vantagens das vendas B2B?
Trabalhar com vendas B2B traz muitas vantagens para as empresas, embora também existam desafios, inerentes a qualquer atividade de negócio.
Confira a seguir as principais delas:
A receita é recorrente
Uma das grandes vantagens de se trabalhar com vendas B2B é a possibilidade de ter receita recorrente. Isso significa ter receita com frequência, com maior previsibilidade.
Quando uma empresa trabalha com B2C, ela tem um desafio praticamente diário de conquistar mais clientes e fechar um número x de vendas para bater suas metas e manter seu orçamento sempre positivo.
É aquele esforço dia a dia do vendedor nos pontos de venda. Ou são também as ações em marketing constante para levar o consumidor até ofinal da jornada de compra. A cada mês que se inicia, portanto, esse desafio costuma recomeçar. Em função disso, a empresa pode ter variações muito grandes de faturamento de um mês para outro.
Já no B2B, ainda que o trabalho de conquistar clientes exista também, essa situação é um pouco diferente. Como a empresa vende para outras empresas, é provável que esses clientes necessitem dos serviços ou produtos todos os meses, para suas próprias atividades. Assim, as vendas variam menos e a empresa tem receita garantida.
Clientes fixos, o que garante maior estabilidade
Seguindo o raciocínio do tópico anterior, é provável que as empresas que atuem com vendas B2B tenham contratos acertados com suas empresas clientes.
Dessa maneira, pode-se dizer que ela tem clientes fixos, comprando todo mês a mesma quantidade ou quantidades muito próximas de produtos. Isso dá maior estabilidade para a empresa e reduz as chances de “quebrar” de uma hora para outra, por baixas vendas.
Com estabilidade, a empresa também se planeja e se estrutura melhor, pode fazer maiores investimentos sem tantos receios e consegue projetar maior crescimento.
A empresa não vai depender tanto da decisão de um “único” consumidor.
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