margem de lucro

Como calcular a margem de lucro de um produto?

Gestão e Negócios

Quando alguém abre uma empresa, tem em mente desejos e sonhos, como independência, flexibilidade de horário e a possibilidade de dar um toque pessoal ao negócio, além da renda, é claro. Porém, para alcançar esses objetivos, um item é fundamental.

Por mais que nem sempre seja a grande norteadora, acompanhar e avaliar a lucratividade da empresa é essencial para o sucesso. O problema é que ainda há muitas dúvidas sobre como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço e saber se o caminho que vem sendo traçado é o correto.

Definição de margem de lucro de um produto ou serviço

Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos). A margem de lucro bruta é um valor percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total (a fórmula é: margem de lucro = lucro bruto / receitas totais).

Exemplo prático:

um cliente precisou de uma instalação hidráulica e digamos que esse serviço custe R$ 200. E os gastos diretos com transporte e mão de obra somem, digamos, R$ 120 — lembrando que entram nessa lista, se for o caso, despesas com peças, materiais auxiliares, alimentação, entre outros itens ligados diretamente ao atendimento. Fazendo as contas, chegamos a um lucro de R$ 80 neste serviço.


Para calcular o lucro de um determinado período

O esquema é o mesmo, você vai somar todo o faturamento e, desse total, tirar tudo o que foi gasto para realizar os serviços.
O que sobrar será o lucro do período. A partir dessa informação, o empreendedor já consegue ter uma boa noção de como anda o negócio.
Mas há ainda mais uma conta a ser feita, a da porcentagem de lucro, que dará um desenho mais exato da situação da empresa.

O cálculo da margem de lucro

É feito a partir de uma fórmula simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100. Para ajudar, vamos dar um exemplo de uma empresa que faturou R$ 20 mil em um mês e teve custos de R$ 13 mil no mesmo período.

Receita total: R$ 20.000

Custos: R$ 13.000

Lucro: R$ 20.000 – R$ 13.000 = R$ 7.000

Margem de lucro: R$ 7.000/R$ 20.000 = 0.35 x 100 = 35%

 

Pelos cálculos, a margem de lucro da empresa foi de 35%. Esse é, portanto, o número que o empresário deve fornecer a um investidor ou banco, quando for questionado sobre a lucratividade. Informar apenas o lucro em reais não é suficiente por não dar uma dimensão tão precisa do cenário da empresa. Os R$ 7 mil sobre R$ 20 mil de receita do nosso exemplo mostram uma situação bem mais confortável do que uma outra empresa que obtivesse os mesmos R$ 7 mil com receita de R$ 100 mil (portanto, custos de R$ 93 mil e  margem de 7%).

 

Margem de lucro bruta x margem de lucro líquida

Até agora, explicamos como calcular a margem de lucro bruta. Um outro dado relevante é a margem líquida. A diferença é que, neste caso, além dos custos para a execução dos serviços, é necessário abater também:

  • Impostos sobre faturamento;
  • Tributação e encargos sobre folha e outros;
  • Aluguel ou manutenção da sede;
  • Telefone, água, luz, Internet etc.;
  • Despesas com pessoal administrativo

Em outras palavras, o lucro líquido de um serviço ou de um produto é obtido a partir do lucro do bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. Para a margem líquida, divida esse valor pelo total da receita. O cálculo é quase igual: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.

Vamos novamente a um exemplo de serviço de Instalação:

Receita total: R$ 20.000

Custos de execução dos serviços: R$ 13.000

Impostos: R$ 1.000

Despesas fixas e variáveis: R$ 2.000

Lucro líquido: R$ 20.000 – R$ 13.000 – R$ 1.000 – R$ 2.000 = R$ 4.000

Margem de lucro líquido: R$ 4.000/R$ 20.000 = 0,20 x 100 = 20%

 

Mas por que calcular margem de lucro?

Com a margem líquida, você pode identificar quanto realmente sobra do preço cobrado pelo seu negócio. Saber que, a cada R$ 100 que entram de receita no caixa, R$ 80 são usados para pagar todos os custos e sobram R$ 20 pode ajudar você a avaliar a saúde financeira do negócio.

Não se engane olhando apenas para os números de faturamento.

Antes de tomar decisões, investigue mais, faça essas contas e tenha um desenho mais preciso. Infelizmente, muitos empresários se concentram apenas nos números das vendas, sem se atentarem a custos e seus impactos para as finanças.

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