Como calcular frete, reduzir custos e atrair mais clientes.
Como calcular frete em 4 passos
Por que aprender como calcular frete?
Aprender como calcular frete é decisivo para ter sucesso no e-commerce.
A explicação é simples: você precisa saber quanto custa entregar seus produtos aos consumidores para se planejar financeiramente e tornar as suas soluções mais atrativas.
Hoje, um frete caro é um dos maiores entraves que atrapalham as vendas online no país.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Facebook e publicada no Mercado e Consumo em 2020, 90% dos consumidores se preocupam com o prazo de entrega dos produtos comprados online, enquanto 71% estão insatisfeitos com o valor dos fretes.
Por essa razão, 72% preferem quando a empresa oferece a opção de retirada na loja.
Outra pesquisa, realizada pelo Mercado Pago em 2020, mostra que o frete caro é a principal razão por trás dos abandonos de carrinhos no e-commerce (53% dos consumidores deram esse motivo).
Então, o desafio é cobrar o mínimo possível nos fretes sem comprometer o faturamento da empresa – e ainda garantir uma entrega rápida e de qualidade.
Como você deve estar imaginando, isso não é nada fácil.
Por isso, é melhor entender como calcular frete para otimizar sua logística e encontrar as melhores opções para o seu e-commerce.
1. Pese o produto e meça a embalagem
Para calcular o frete, primeiro você precisa saber exatamente quanto pesa seu produto e quais são as dimensões da embalagem.
Vamos supor que você precise despachar um fone de ouvido que pesa 300 gramas e será enviado em uma embalagem com as medidas 18 x 13,5 x 9 cm.
2. Calcule o peso cúbico
Como vimos, tanto os Correios quanto as transportadoras utilizam o chamado peso cúbico (relação entre peso e volume do pacote) para fazer o cálculo do frete.
Nos Correios, a fórmula utilizada é a seguinte:
Peso cúbico = Comprimento x Largura x Altura / 6000
No caso, o fator 6000 é uma medida padrão definida pela IATA (Entidade Internacional das Empresas Aéreas) para calcular a relação entre volume e peso.
Então, a conta ficaria assim:
Peso cúbico = 18 x 13,5 x 9 / 6000
Peso cúbico = 2.187 / 6000
Peso cúbico = 0,3645 kg.
Nesse caso, o peso cúbico de 364g será usado para calcular o frete, pois ele é maior do que o peso bruto de 200g do pacote.
3. Verifique a distância
Com o frete a partir do peso calculado, o próximo passo é verificar qual a distância entre o local de coleta da encomenda e o destinatário.
No caso de transportadoras, será cobrado um valor específico por quilômetro, dependendo dos outros fatores, como peso cúbico, taxas envolvidas e seguro da encomenda.
Nos Correios, basta utilizar os CEPs do remetente e destinatário para descobrir a distância.
4. Calcule o frete
Se você já conhece as dimensões do pacote e distância, poderá orçar o valor do frete com facilidade nos Correios e transportadoras.
Nos Correios o processo é muito simples: basta usar a calculadora de preços e prazos, indicando o CEP de origem e destino, peso, formato e medidas do pacote e tipo de serviço (PAC, Sedex, carta registrada, Sedex 10, etc.).
A maioria das transportadoras também oferecem uma calculadora personalizada ou fazem o orçamento para cada cliente, pois são muitos fatores complexos envolvidos no cálculo.
Nos dois casos, é possível fechar contratos com as empresas para conseguir preços mais atrativos e serviços exclusivos.
Impacto do frete nos custos de uma empresa
O frete tem um impacto significativo nos custos do e-commerce, e nem sempre pode ser repassado totalmente ao consumidor.
Afinal, se o frete for muito caro, ninguém estará disposto a pagar e você tende a perder clientes para concorrentes que tiverem preços mais atrativos. Também não adianta usar a tática de embutir todo o valor do frete no produto, pois ficará evidente que o item está fora dos padrões do mercado.
Por isso, a solução é traçar estratégias para reduzir os custos dos fretes e procurar compensar esses gastos com o aumento das vendas.
Você pode, por exemplo, ajustar o frete de acordo com a margem de lucro de cada produto, reduzindo um pouco seus ganhos por unidade para tornar a oferta mais atrativa e ganhar em escala.
Os contratos fechados com transportadoras e os próprios Correios também são formas de conseguir alguns descontos e aliviar o peso da logística.
Você ainda tem a opção de economizar em outras etapas do processo comercial e priorizar a redução dos fretes como estratégia para aumentar as vendas.