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O que você precisa saber para criar o seu plano de negócio

Gestão e Negócios

Muitos novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades, nos meses iniciais de abertura do negócio, por não planejarem corretamente. Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, planejar o futuro da empresa é essencial. Para evitar riscos futuros, a elaboração do plano de negócio é indispensável.

Ao contrário do que se pode imaginar, contar com um plano de negócio adequado, construído a partir da realidade do negócio, é muito importante para o crescimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas. E as principais razões que justificam essa necessidade diz respeito ao quanto essa ferramenta pode contribuir de forma assertiva na tomada de decisões estratégicas e na análise dos setores financeiro, comercial e de marketing da  empresa.

Além disso, ao elaborar um plano de negócio, você estará planejando as ações que deseja implementar no seu empreendimento. Questionamentos, como “é possível ter sucesso em um certo tipo de negócio?” ou “como saber se este é o momento certo de expandir o meu negócio?” podem ser respondidos por meio desse trabalho de planejamento, uma vez que esse é o caminho para a construção de uma base sólida de todos os passos a serem dados ao longo do tempo. Por isso, é uma atividade imprescindível para nortear as ações e ajudar os empresários na tarefa de estar à frente de um negócio.

 

Por que o plano de negócio é importante para minha empresa?

O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento. Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.

  • Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento.
  • Orienta a expansão de empresas já em atividade.
  • Apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias.
  • Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros.
  • Capta recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.

Além de conhecer quais são os pontos fortes e fracos do empreendimento, elaborar um plano de negócio também oferece outros benefícios práticos, como o detalhamento de informações em relação ao nicho de atuação do negócio, a busca por referências do mercado e consumidores para o desenvolvimento de novos produtos e serviços e entendimento sobre como os concorrentes trabalham suas marcas. Confira a seguir outros motivos para começar o quanto antes o planejamento da sua empresa.

 

  1. Organização das ideias

Elaborar um plano de negócio possibilita que o empreendedor consiga olhar e entender a empresa como um todo, além de auxiliar na definição dos objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo. Outro ponto positivo é que com um plano estruturado, explicar e apresentar o negócio para outras pessoas torna-se uma tarefa bem mais simples e compreensível.

 

  1. Criação de estratégias efetivas

Traçar estratégias mais efetivas e concretas, com base em dados financeiros e comerciais, por exemplo, é um dos ganhos mais significativos que o empresário consegue perceber ao colocar no papel todo o plano de ação de uma empresa. Por levar em conta informações que refletem a realidade do negócio, é possível definir quais são as ações mais adequadas para cada momento, conferindo poder de decisão e confiança nas estratégias adotadas.

 

  1. Crescimento a médio e longo prazo

O plano de negócio também consegue indicar quais são os melhores caminhos que a empresa pode seguir a médio e longo prazo. Na prática, isso significa que é possível realizar investimentos de forma segura, investir em pesquisa e desenvolvimento para a oferta de novos produtos e serviços, além de promover inovações no próprio modelo de atuação a fim de garantir fôlego aos negócios.

 

  1. Aquisição de financiamentos

Ao criar e manter atualizado o plano de negócio, o empreendedor tem a chance de atrair a atenção de investidores para possíveis aportes financeiros ou até mesmo conseguir, de forma menos burocrática, o acesso a empréstimos em linhas de crédito empresariais. Porque, além de demonstrar organização, essa ferramenta também consegue dar a dimensão de como anda a saúde financeira da empresa, por exemplo, facilitando a aquisição de financiamentos e atraindo possíveis investimentos.

 

  1. Conhecimento do público e do mercado

Como é preciso conhecer todos os detalhes do setor de atuação, bem como suas particularidades, o empreendedor terá em mãos um importante compilado de informações sobre o perfil do consumidor, como os concorrentes atuais e quais fornecedores valem a pena contratar. Tudo isso é valioso para quem deseja planejar ações assertivas e, por consequência, alcançar sucesso nos negócios.  

Todo esse processo é contínuo: planejar, executar o planejamento, controlar os resultados, corrigir as falhas e ficar em alerta com possíveis pontos de atenção são atividades que precisam fazer parte da rotina do empresário. Por isso, separe sempre um tempo para investir na atualização do plano de negócio da sua empresa e aposte nessa ferramenta como uma forma para crescer e conquistar bons resultados.

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