O que é Saldo Flex: TUDO que você precisa saber para dar autonomia aos vendedores!

Destaque Finanças Vendas

Todo gestor de vendas conhece a importância de definir uma política comercial clara, certo? Afinal, ela é a responsável por deixar os vendedores e demais membros dos times na mesma página ao lidar com o cliente. Especialmente na hora de conceder vantagens, como os descontos.

Contudo, conforme o tempo passa, a operação cresce e o mercado muda, nem sempre é possível manter essa política atualizada. E é em momentos como esse que recursos como o Saldo Flex ganham destaque! Para entender como ele funciona, vamos a um exemplo.

Pense na negociação do produto de uma representada. Uma das principais armas que os vendedores usam para fechar negócios é justamente o desconto. Isso, porque ao aplicá-lo de forma estratégica, quem vende consegue eliminar objeções relacionadas ao preço e convencer os interessados a comprar.

Mas como controlar o quanto de desconto é ofertado a cada cliente? É sobre isso que falaremos hoje!

Então, continue a leitura!

O que é o Saldo Flex?

Saldo Flex é uma solução que permite que seus vendedores tenham autonomia e flexibilidade na hora de negociar descontos. Ele também é conhecido como “conta-corrente do vendedor“, por funcionar como o saldo presente em um cartão de débito.

Com esse recurso, todo produto vendido acima da tabela — bem como negociações que “sobrem” e gerem acréscimo em uma venda, por qualquer motivo — tem seu valor convertido em saldo.

Por sua vez, esse saldo flexível fica disponível para que o vendedor o utilize na hora de oferecer descontos ao cliente. Assim, ele ganha flexibilidade na negociação e sabe exatamente o que pode ofertar aos interessados, sem extrapolar o orçamento do gestor.

Como funciona o Saldo Flex?

É sempre interessante conhecer ferramentas que ajudam o gestor a focar no que realmente importa. Isto é, em formular estratégias que melhorem os resultados do negócio. Nesse sentido, um processo que costuma ocupar muito o tempo da gestão é a revisão de pedidos, incluindo o valor praticado em cada um deles.

O saldo flex otimiza esse processo.

Ao permitir que o vendedor tome as próprias decisões, o gestor não só o estimula a vender mais e melhor. (Afinal, permite que tome a frente das próprias negociações!).

Ele também controla o orçamento e não precisa interferir no relacionamento entre quem compra e quem vende. Tudo com simplicidade e com a possibilidade de desenvolver a autogestão do time!

Ah! É importante ter em mente que o saldo flexível não fica negativo. Ou seja, se o vendedor não tiver gerado acréscimo em sua conta, por qualquer motivo, ele não poderá negociar o desconto.