dicas de gestão

Quer crescer e autossustentar seu negócio?

Gestão e Negócios

Todo mundo quer fazer seu negócio crescer, independente de qual ramo seja. Mas além de muito suor e dedicação, existem alguns atalhos e hacks que tornam esse caminho muito mais efetivo! Confira!

Não é novidade para o meio empresarial o que faz os negócios prosperarem e terem sucesso. O que talvez não esteja tão claro é que para alcançar esse sucessos existem alguns pilares que são importantes e devem ser preservados ao longo da jornada da empresa.

Seu negócio está no mundo digital?

Essa pergunta já foi sobre uma opção estratégica de negócio. Mas atualmente, não estar presente no ambiente virtual é mais que um desperdício de oportunidades. É ser invisível para grande parte da população que busca conhecer produtos e serviços através da internet.

Ter um site é muito importante! Possuir uma webpage é como ter um endereço nesse mundo online. É mais difícil crescer quando não se tem presença nos mecanismos de busca!

Traga uma novidade.

Além do mundo online, é muito importante investir em inovação.
O ser humano é movido e apaixonado por novidades! Portanto, se puder criar novos produtos, novos sabores ou novas formas de entregar seu serviço, não deixe de fazê-lo!

Qualquer detalhe diferente já cria o desejo de “preciso experimentar”. Use isso ao seu favor, criatividade e ousadia garantem o ambiente perfeito para que seu negócio se destaque!

Até o século XX, os clássicos de administração traziam a teoria de que para ter sucesso as empresas precisavam se sustentar em três pilares: estrutura organizacional, processos e pessoas. Isso continua sendo uma verdade, porém a partir do século XXI, com o avanço da tecnologia e a transformação digital que vem acelerando o processo de evolução das empresas e mudando comportamentos, usos e costumes dos consumidores, esses pilares precisaram ser reforçados.

As teorias ligadas aos temas de planejamento, estratégia, processos e pessoas sempre estiveram à disposição dos empresários e também sempre foram aplicadas de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada empresa e do nível de entendimento e perfil do líder à frente dessa organização, cada uma no seu tempo. Geralmente isso ocorria ao longo de alguns anos em um processo de erros e acertos constantes, circunstâncias estas que nos dias de hoje não se sustentam. O tempo não para e a velocidade com que tudo está acontecendo é devastadora. A empresa que não conseguir acompanhar ou sair de sua zona de conforto para realizar transformações significativas e adequadas ao novo momento vai perder relevância e parar de crescer.

A grande indagação que devemos fazer é: como crescer e se sustentar nesse mundo tão competitivo e volátil se a base de sustentação da empresa é frágil? Quando citamos que no século XXI os pilares precisaram ser reforçados, a referência é a um grupo de novas ações, estratégias e atributos que deixaram de ser só teoria e começaram a ser aplicados na prática e no dia a dia das corporações. A estrutura organizacional ganhou o reforço da estratégia e da governança e esses três fatores não podem ser tratados de forma isolada. A estrutura organizacional deve estar alinhada com as estratégias de crescimento da empresa e as práticas de governança, o que vai dar condições e segurança para que ela seja implementada e traga os resultados projetados.

No outro pilar, o de processos, há muito ele recebeu a companhia das tecnologias digitais. Estamos nos referindo ao Big Data, à Inteligência Artificial, machine learning e outras tantas, o que permite às empresas terem as informações de que precisam em tempo real do mercado em que atuam no Brasil e no mundo, do seu consumidor e de toda a cadeia em volta de seus negócios e, com isso, tomar as melhores decisões. A partir do conhecimento gerado por dados, é possível evoluir para a geração de novos negócios e escalar. Os processos ganharam agilidade com o digital, porém precisam ser bem definidos. O resultado é uma melhor gestão do negócio e ganhos de produtividade e a condição de inovar permanentemente.

O pilar pessoas, este sim, está mais completo como sempre mereceu. Ganhou reforço da cultura organizacional e do propósito. Se esses dois pontos não estiverem definidos e disseminados na organização, as pessoas podem não gerar os resultados de que são capazes com as competências que têm. Por outro lado, o perfil dos executivos deve ser aderente à cultura e ao propósito existentes. Essa relação nunca foi tão questionada, estudada e demandada como nos dias de hoje.

Tanto a cultura quanto o propósito são como a alma da organização. Sem elas, a empresa pode não fazer sentido na vida das pessoas, dos clientes, dos colaboradores e demais stakeholders. Não tem estratégia, estrutura, governança, processos e tecnologias que resistam se as pessoas não estiverem engajadas e seguras de que fazem parte de algo maior e mais significativo para suas vidas.

Muitas vezes as empresas enfrentam grandes desafios e dificuldades de gestão, perdem dinheiro, não retêm talentos e não conseguem identificar as causas com precisão. Investem nas melhores tecnologias sem muito resultado e o problema pode estar nos pontos colocados aqui, porque eles representam a estrutura, os pilares, e, se não estiverem alicerçados, como a própria definição das palavras, tudo que estiver atrelado a elas pode ruir a qualquer tempestade.

Esses são apenas alguns pontos a serem considerados quando vamos considerar a manutenção autossustentável e o crescimento da empresa.

E que tal aproveitar essa oportunidade para simplificar e dar um salto na gestão do seu negócio?

Conheça uma plataforma de gestão completa, que pode oferecer tudo o que o seu negócio precisa para prosperar.

O Pluggar ERP é uma plataforma de gestão empresarial completa, com módulos integrados que oferecem a você controle total da sua empresa em um só lugar, como:

Vendas;
Emissão de notas fiscais;
Estoque;
Controle fiscal;
Controle financeiro;

São diversos relatórios e muitas outras ferramentas para automatizar e acelerar processos do dia a dia do seu negócio.

O Pluggar ERP ainda disponibiliza integrações com loja virtual (e-commerce) para que você venda os seus produtos, e ainda tenha tudo conectado ao seu sistema de gestão automaticamente.

E se você tem mais de um CNPJ, a gestão é de acesso único para todos eles.

Converse com um especialista clicando aqui e confira na prática como o Pluggar ERP pode ajudar o seu negócio a crescer.

Fontes: Sebrae, Isto é: Dinheiro, Mercado e Consumo.