Cultura organizacional

Cultura Organizacional da Empresa, já ouviu falar?

Gestão e Negócios

Cultura organizacional é um conjunto de elementos (crenças, valores e normas) que influenciam o clima de uma empresa. Essa cultura empresarial é importante para as organizações por guiar e alinhar os comportamentos dos funcionários no trabalho.

Uma boa cultura organizacional pode transformar o espírito da sua empresa. Conheça boas práticas para tornar o ambiente de trabalho mais focado e produtivo.

Ela indica o modo de pensar e agir dos membros do negócio, ajudando a alinhar comportamentos e constituindo a identidade da companhia.

Essa cultura organizacional, no entanto, não nasce assim que uma organização é construída, mas vai tomando forma com o passar do tempo, da influência das lideranças, da construção dos diferenciais competitivos, e por aí vai. Ela é construída no dia a dia.

Dessa forma, para que realmente funcione, é necessário que a mentalidade instituída pela cultura empresarial se propague por toda a organização. E que a gestão de pessoas e cultura organizacional andem lado a lado.

Ou seja, por mais que não estejam sendo vigiados 24h, os colaboradores precisam tomar atitudes alinhadas de acordo com a cultura organizacional.

Funções da cultura organizacional e porque ela é importante em uma empresa

A cultura organizacional de uma empresa é muito importante por dois fatores, pois ela atua como um guia para todos os colaboradores daquele negócio, além de demonstrar como a empresa se posiciona e se diferencia no mercado em que atua.

Sendo assim, podemos entender que a principal, entre todas as funções da cultura organizacional de um negócio, é mostrar para o público interno e externo como ela escolheu atuar, como funciona, seus valores e crenças. Afinal, a cultura empresarial é o espelho de uma empresa.

Além disso, no aspecto interno, as funções de uma cultura organizacional são, entre outras:

  • Alinhar o comportamento de todos os envolvidos na empresa;
  • Proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável;
  • Melhorar e otimizar os processos internos;
  • Atrair e reter bons profissionais;
  • Manter o foco nos objetivos gerais para crescimento do negócio.

Usufruir desses benefícios, no entanto, irá depender de como a cultura organizacional é transmitida aos funcionários e como a empresa vive cada um dos níveis da cultura organizacional diariamente.

 

 

Tipos de cultura organizacional

Agora que você sabe o que é e a sua importância, é hora de entender quais são os tipos de cultura organizacional para identificar em qual classificação a sua empresa se encontra.

Segundo a definição de Charles Handy, filósofo e escritor especialista em comportamento corporativo, existem quatro tipos de cultura organizacional.

Sua divisão é a mais usada e conhecida atualmente, e é uma excelente base para você entender qual o tipo de cultura empresarial do seu negócio.

 

Vamos entender cada uma delas a seguir:

1. Cultura do poder

Essa é a cultura organizacional que tem como foco os resultados.

Em geral, as empresas que atuam sob esse tipo de cultura empresarial costumam apresentar uma liderança única, de poder centralizado, que normalmente é o próprio dono da organização.

 

2. Cultura de pessoas

Outro entre os tipos de culturas organizacionais é a cultura de pessoas. Como o próprio nome indica, essa é uma cultura empresarial que mantém o seu foco nos colaboradores.

Nesse ambiente, as pessoas que compõem aquele negócio são valorizadas ao máximo, e a gestão de talentos é um dos pilares mais fortes.

O autogerenciamento e a colaboração são aspectos muito visíveis dentro das organizações que possuem essa cultura organizacional.

A liderança também não costuma seguir uma hierarquia tradicional rígida, abrindo espaço para que os colaboradores falem e sejam ouvidos durante as tomadas de decisão.

Em geral, startups costumam atuar sob esse modelo de cultura empresarial.

 

3. Cultura de papéis

Já na cultura de papéis, vemos uma cultura organizacional focada nos papéis desempenhados por cada pessoa dentro daquela empresa.

Geralmente, as organizações que atuam nesse modelo tem uma hierarquia definida e processos internos bem estruturados (que na grande maioria das vezes não são ágeis).

Além disso, as regras internas da empresa também costumam ser rígidas e inflexíveis, o que pode acabar limitando as inovações.

 

4. Cultura de tarefas

Por fim, entre os tipos de cultura organizacional, temos a cultura de tarefas.

Esse modelo é focado na contratação de profissionais especializados para executar atividades específicas.

No dia a dia das empresas que possuem uma cultura de tarefas, o objetivo é a solução de problemas atrelada a um maior desempenho.

Em geral, as regras existem, mas são flexíveis para garantir que os colaboradores consigam atuar na demanda solicitada e garantir bons resultados.

 

Qual é o jeito de ser da sua empresa?

Edson Rigonatti – Mentor, em seu workshop sobre People Operations, lista os oito elementos acionáveis de uma cultura, a partir de uma série de perguntas. Na medida em que você vai respondendo, o perfil da Cultura da sua empresa vai se desenhando, como um diagnóstico do estado atual da sua organização!

  1. Nossa cultura é missionária ou mercenária? Estamos aqui pra ganhar dinheiro e ser eficiente ou por uma causa?
  2. As coisas acontecem de jeito estruturado ou flexível? Tem processo para tudo ou cada um faz como quer?
  3. Preferimos pensar sobre um problema ou sair executando e aprender no caminho?
  4. Damos mais valor ao controle ou delegamos bem?
  5. Temos cuidado na ação ou existe permissão ao risco?
  6. Lidamos com as pessoas de um jeito diplomático ou direto?
  7. As pessoas são individualistas ou trabalham mais em grupo?
  8. Vale mais o que acontece dentro de casa ou fora de casa?

É raro quando a resposta a essas perguntas seja um sim ou não.
Não existe certo, nem errado, apenas um perfil específico que faz a sua empresa ser do jeito que é.

E a gestão do seu negócio na prática, como anda?

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fonte: Sebrae