Como converter clientes que não compraram na sua loja.
Sabemos que os clientes são parte fundamental do sucesso de uma empresa. Porém, para as vendas decolarem, é imprescindível conhecer os tipos de perfis e o comportamento de cada cliente.
Sabe aquela pessoa difícil de lidar que já pediu orçamento, já ligou, já visitou a sua loja, mas ainda não realizou uma compra com você? Neste artigo, a gente desfaz alguns mitos sobre essa característica de cliente e lhe ajuda a aproveitar as vendas de 2022 para fechar negócio e faturar mais!
Perfis de Clientes:
Cliente bem-humorado
É um cliente sempre muito simpático, gosta de conversar e sente-se à vontade com o vendedor. Como agir com este cliente: tenha cuidado ao dar muita liberdade, seja bem-humorado também, mas mantenha o foco na venda e no produto desejado;
Cliente tímido/silencioso
Esse tipo de cliente não expressa muito sua opinião, não se impressiona com os benefícios do produto, e deixa o vendedor falando sozinho. Como agir com este cliente: faça perguntas que permitam respostas curtas para estimular a conversa, seja simpático, transmita confiança e seja proativo;
Cliente apressado
É um cliente impaciente, não vai ter tempo para ouvir muitas explicações sobre o produto, portanto irá confiar no vendedor. Como agir com este cliente: neste caso, seja objetivo e ágil, demonstrando empatia;
Cliente da concorrência
É possível que este tipo de cliente chegue para você falando da concorrência e os benefícios que tem ao comprar em outra empresa, querendo que você cubra alguma oferta. Como agir com este cliente: saiba enaltecer a sua marca, mostre todos seus pontos fortes e ofereça desconto de primeira compra;
Cliente racional/especialista
Sem dúvida, este cliente sempre sabe o que diz, é bem informado sobre o produto, às vezes até conhece mais o produto que a própria equipe de vendas, pois pesquisou e conhece todos os prós e contras. Como agir com este cliente: comporte-se demonstrando interesse e conhecimento ao produto, seja firme e seguro nas respostas e não pressione esse tipo de cliente.
Comportamentos dos Clientes
Agora que conhecemos alguns perfis de cliente, é preciso entender os comportamentos, o que leva um cliente a não realizar a compra de fato. Isso pode ocorrer por diversos fatores, como por exemplo:
Sociais
Por certo, quem tem este tipo de comportamento, leva em consideração pessoas que frequentam o mesmo grupo, que são influenciadas por determinados grupos, o mundo a qual esse consumidor pertence e qual ele interage;
Pessoais
Em seguida, pessoas pertencentes ao mesmo grupo ou cultura não necessariamente comprarão sempre os mesmos produtos. Então entra a questão pessoal que contribui com a individualidade, como a idade, ocupação, condição econômica, personalidade, crenças e estilo de vida;
Culturais
Enfim, conhecer os hábitos de consumo e poder de aquisição do consumidor, referente à comunidade local a qual sua empresa está inserida, conhecer diferentes culturas e hábitos dos consumidores contribui para sua empresa atender diversos públicos e aumentar as vendas.
Esses são os principais comportamentos que você deve conhecer de seus clientes. A partir desse conhecimento você pode focar em atender cada um deles para que tenha sucesso no fechamento da venda.
Importante ressaltar que você pode utilizar pesquisas de satisfação com os clientes, estudar o seu atendimento para assim poder comprar produtos baseados no que os clientes estão procurando e também investir no pós-venda.
Utilizando essas práticas, você pode identificar a maneira como seus clientes agem e o que pode estar sendo um obstáculo para a conversão de vendas.
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