Inadimplência. O que é e como evitar? Dicas para fazer cobrança.

Finanças

Qual empresa ou mesmo pessoa nunca levou um calote? Infelizmente, a inadimplência é um problema comum que empreendedores brasileiros precisam se preocupar. Mesmo que sem a má intenção do devedor, mas especialmente porque sua incidência pode impactar seriamente nas finanças.

Tudo que basta é um cliente inadimplente que, sem ser cobrado, abre a brecha para que vários outros não cumpram com seus pagamentos. O resultado? Uma bola de neve que pode falir seu negócio.

Ainda assim, no dia a dia, pequenas inadimplências já são motivo para problemas. Afinal, não se trata apenas de um ou outro pagamento em atraso, mas de uma efetiva limitação no seu poder de investimento e na liquidez do seu negócio.

Ou seja, na capacidade de arcar com dívidas de curto prazo.

E se, de repente, um grande pedido aparece, mas você não tiver condições de pagar pela matéria-prima porque falta dinheiro em caixa?

É um problema que se repete com certa frequência em vários negócios. Por isso, entender o que é a inadimplência e como evitá-la é essencial para o equilíbrio financeiro do negócio.

Nesse conteúdo, vamos te explicar tudo sobre o assunto em um guia completo sobre inadimplência. Que tal aprender para evitar que seu negócio tenha problemas com clientes inadimplentes?

O que é inadimplência? Quais são suas causas?

 

Inadimplência ocorre quando uma pessoa ou empresa não realiza um pagamento até a data previamente combinada. Toda vez que um cliente compra algo da sua empresa mas não paga o boleto até o vencimento ou a fatura do cartão, ele se torna um cliente inadimplente.

A teoria é simples de entender, o grande desafio é vencer esse problema e evitar que se torne um sintoma em seu dia a dia.

Afinal, quanto maior for a taxa de inadimplência em seu negócio, mais difícil é equilibrar as próprias contas e se manter em dia com as suas obrigações financeiras.

Nesses casos, é comum que os empreendedores precisem recorrer a alternativas como antecipação de recebíveis, linhas de crédito ou empréstimo junto de instituições financeiras.

Agora, quais as causas que levam à inadimplência? Bom, são várias, mas existem estudos que identificaram as principais.

 

O que a inadimplência pode causar nas empresas?

A inadimplência é um problema sério que pode causar diversos prejuízos à saúde financeira do seu negócio. Como pontuamos no começo, não se trata de apenas um ou outro atraso, mas de uma situação que, se não for combatida, pode virar algo crônico.

Para evitar que seu negócio feche sempre no vermelho por conta dos atrasos e calotes, resolvemos explicar exatamente o que a inadimplência pode causar na sua operação, confira:

 

1. Afeta o seu fluxo de caixa

Em uma operação perfeita, sua empresa realiza o controle de entradas e saídas da seguinte maneira: valores à vista são utilizados para cobrir contas de curto prazo, enquanto os valores para receber à prazo incorporam seu planejamento financeiro, equilibrando suas finanças.

Agora, e quando o cliente atrasa um pagamento?

Bom, isso compromete seu fluxo de caixa e obriga você a repensar seus planos, sem contar na dor de cabeça que é você mesmo renegociar prazos de pagamento.

Esse cenário só piora para empreendedores que não fazem um registro preciso do fluxo de caixa.

Assim, a visão que já é limitada pode aprofundar um problema ainda maior, limitando seu capital de giro.

 

2. Mitiga seu potencial de investimento e liquidez

A liquidez de uma empresa diz respeito à sua capacidade de arcar com as dívidas de curto prazo, cujo vencimento ocorrerá em no máximo 12 meses. É um dos principais indicadores financeiros de uma empresa.

Sem dinheiro em caixa e com grande incerteza ocasionada pela inadimplência, a empresa pode ver seu potencial de investimento (seja em equipamentos ou na contratação de novos funcionários) seriamente prejudicada.

 

3. Piora o relacionamento com os clientes

Vale dizer que a inadimplência é um sério obstáculo na construção de um bom relacionamento com os clientes.

Afinal, existe todo processo de cobrança que é chato tanto para a empresa, quanto para o cliente — mesmo que ele seja o “errado” na situação.

O motivo é simples: você nunca vai saber ao certo o porquê da inadimplência.

E negociar em cima de situações e motivos delicados é extremamente difícil.

 

4. Ocasiona gastos extras

Por fim, muitas empresas acabam precisando arcar com gastos extras apenas por conta da inadimplência dos clientes, como na contratação de serviços de cobrança terceirizados.

 

O que significa risco de inadimplência?

O risco de inadimplência nada mais é do que a probabilidade de um cliente não cumprir com suas obrigações financeiras até a data de vencimento.

 

Como definir o risco de inadimplência?

A definição do risco de inadimplência pode ser feita de várias formas, como pela análise do perfil creditício e de histórico do cliente.

Existem outras práticas que podem ser avaliadas, cujo foco é na diminuição e na proteção de risco de crédito.

Sua empresa pode, inclusive, contar com o serviço de análise de crédito de organizações especializadas, que fazem uma varredura rápida do nome dos potenciais clientes para entender seu histórico.

No entanto, você pode fazer a gestão de risco de inadimplência com algumas ações simples dentro da sua organização, como:

  • Estabelecer um bom planejamento e controle das contas;
  • Realizar pagamentos à prazo e tentar sempre receber à vista;
  • Trabalhar de maneira contínua em cima de promoções de vendas que possam contribuir para a redução da inadimplência dos clientes em dívida.

Porém, existe uma forma de calcular o índice de inadimplência do seu negócio. É uma fórmula bem simples, veja só:

Taxa de Inadimplência (TI) = Pagamentos Pendentes entre 90 a 180 dias (T90) ÷ Total a ser Recebido (TT)

Quer um exemplo?
Vamos lá: imagine que a empresa de Marcela deixou de receber R$ 2.500,00 de um cliente de um total de R$ 17.000,00 que ela receberia dentro dos 90 dias.

Para entender o índice de inadimplência, ela decidiu usar a fórmula:

  • TI = T90 ÷ TT
  • TI = 2500 ÷ 17000
  • TI = 0,14

Para descobrir o percentual, basta multiplicar o resultado por 100. Portanto, o índice de inadimplência da empresa de Marcela é de 14%.

 

 

 

Como evitar a inadimplência?

 

Agora você já aprendeu o que é e os males que a inadimplência pode ocasionar ao seu negócio. Porém, como evitar que ela tome conta do seu negócio e prejudique sua estabilidade financeira?

Listamos alguns pontos para ajudar a preparar o seu negócio para não apenas lidar com clientes inadimplentes, mas mitigar que a inadimplência seja uma constante na sua organização. Vamos lá?

Pesquise o histórico de pagamentos dos clientes

Existem várias ferramentas que você pode utilizar para pesquisar o histórico de pagamento e o perfil creditório dos seus clientes — e de clientes em potencial.

Crie uma boa régua de cobrança.

 

Régua de cobrança?

Trata-se de um método que organiza as cobranças da empresa, reduzindo de forma eficaz a inadimplência.

A régua de cobrança é personalizada para cada negócio e diz de que forma e em qual momento a cobrança deve ocorrer, discriminando as formas de contato, o tom de cobrança em cada etapa.

 

Diversifique as formas de pagamento

Outro ponto que sua empresa deve garantir é a diversificação das formas de pagamento. Cada vez mais, as pessoas (e empresas) se aproveitam das inovações para pagar da forma que for mais conveniente.

Cheques, transferências por TED ou DOC, entre outras formas de pagamento são assunto do passado (embora ainda sejam utilizadas).

Cada vez mais, as pessoas dão preferência a negócios que operam com PIX, cartões de crédito e débito, pagamento digital e por aproximação, entre vários outros.

 

Recompense os bons pagadores

Sim, cumprir com suas obrigações financeiras não é nada mais do que uma “obrigação”, como o termo dá a entender. No entanto, para evitar a inadimplência, você pode trabalhar com algumas recompensas que instiguem o pagamento.

Uma prática comum em instituições de ensino, por exemplo, é determinar que se o valor da mensalidade for pago até o dia 10 de cada mês, há um desconto fixo (de R$ 30,00, por exemplo).

Você pode ser criativo e pensar em recompensas que melhor se encaixarem em sua operação, como descontos em compras futuras.

 

Entenda os seus processos de pagamento e cobrança

 

Você realmente possui processos de cobrança dos clientes inadimplentes?

Não falamos de apenas ligar para o devedor e exigir o pagamento, mas de uma estratégia pensada, que possua processos, que possibilite a documentação de cada contato e que respeite o Código do Consumidor.

Afinal, você deve saber que contatos muito incisivos podem ser enquadrados como cobrança abusiva — o que traria ainda mais prejuízos ao seu negócio.

O Pluggar ERP é uma plataforma omnichannel completa de gestão, com ele você pode criar uma régua de cobrança para seus clientes
criando lembretes antecipados de vencimento, avisos na data de vencimento e caso um cliente perca o dia do pagamento, permite fazer as cobranças por e-mail pra você.

Converse com um especialista e saiba como otimizar os ganhos da sua empresa reduzindo a inadimplência.