Importância da NF-e

Fiscal

Qual a diferença entre Cupom Fiscal e Nota Fiscal?

O Cupom Fiscal é um comprovante fiscal emitido por ECF, Emissor de Cupom Fiscal, e tem o objetivo de comprovar uma operação fiscal. Geralmente, a impressão desse comprovante acontece mais em comércios varejistas.

Os dados informados no Cupom Fiscal são sobre a compra, nome da empresa, local, data e horário, descrição do produto, forma de pagamento, total da compra etc. 

Ou seja, são poucos, ou quase nenhum, dados sobre o cliente. Isso porque o cupom é destinado ao consumidor final, emitido pelo estabelecimento para registrar transações comerciais.

Já a Nota Fiscal para ser emitida, precisa de um software emissor de NF-. Essa emissão resulta tanto em um documento físico (DANFE) quanto digital (XML).

Além disso, a Nota Fiscal é um documento mais completo do que o Cupom Fiscal. A NF-e tem informações e dados mais detalhados, como dados fiscais da empresa, tributação, frete, dados pessoais do consumidor etc.

 

O que é Nota Fiscal eletrônica e para que serve?

A NF-e, Nota Fiscal eletrônica, é um documento de cunho fiscal obrigatório e tem como objetivo regularizar e registrar o processo de compra ou transferência de qualquer tipo de produto ou bem da empresa para um cliente ou fornecedor, por exemplo.

Nesse documento constam informações importantes, como razão social, endereço, CNPJ, inscrição estadual etc. Além dessas informações, o documento comprova a garantia da mercadoria, informando o seu tipo, série, modelo, marca e valor.

Assim como existem diferentes segmentos, mercadorias e atividades, haverá também um tipo de Nota Fiscal para cada tipo de operação.